“Vou colocar o povo para tremer”, anunciou o cantor Val Macambira antes da banda baiana Maracatu Bizoro Avoador subir ao palco do Largo Pedro Archanjo na noite de sexta-feira (30) dentro da agenda do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O grupo não decepcionou. Quem compareceu ao show em mais uma noite chuvosa de Salvador pôde curtir o som do maracatu, ritmo musical nordestino, e não conseguiu ficar parado.
Na noite do sábado (31), o maracatu também marcou presença no Largo Pedro Archanjo. A companhia Vidança misturou danças dramáticas como reisados, danças de bois e maracatu, com balé clássico, dança contemporânea e capoeira para representar a realeza dos cortejos cearenses de rua no espetáculo Catu Macã – Guerra Bonita. Com cenário, figurinos e até mesmo instrumentos musicais construídos pelos alunos da Escola de Artes e Ofícios Vidança, o espetáculo reuniu os movimentos precisos e elaborados ao som estonteante dos toques tirados das alfaias e caixas artesanais.
O projeto social que acolhe jovens carentes das comunidades da periferia de Fortaleza desde 1981, é formado, além da escola, pelo Corpo de Baile do Vidança e pelo Tambatuque do Vidança, grupo de percussão que acompanha os espetáculos. Ao reunir a beleza e a majestade dos figurinos de cores exuberantes feitos de fuxico e material reciclado e a leveza e precisão dos movimentos ao som forte e ritmado dos toques do maracatu e do coco, o resultado é um espetáculo contagiante e envolvente.
Um público atento e concentrado nos mínimos detalhes ocupava as mesas dispostas por todo o Largo.
Fonte : Pelourinho Cultural - 02 Agosto 2010
volta | contato
|