carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Pelourinho sedia Festival de Contrabaixo da Bahia
pelourinho cultural
A iniciativa vai reunir alguns dos melhores instrumentistas do país no Centro Histórico de Salvador.


O Festival de Contrabaixo da Bahia será realizado de 07 à 10 de dezembro, às 20h, no Pelourinho. O projeto, que abrange os três largos do centro histórico, se estende até a próxima sexta-feira, 10. A iniciativa faz parte da agenda do Pelourinho Cultural, programa ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e ao Instituto do Patrimonio Artístico e Cultural, IPAC. O evento conta com três atrações diárias, com exceção do primeiro dia que vai contar com duas. As apresentações acontecem alternadamente nas Praças Tereza Batista (dias 7 e 10), Pedro Arcanjo (8) e Quincas Berro D’água (9). O baixista Danilo Sampaio (BA) fará uma participação especial durante todo o Festival, tocando com um baixo de oito cordas. São quatro dias dedicados a um instrumento que muitas vezes passa despercebido pelo público, mas é peça indispensável para reforçar a harmonia dos acordes.
O Festival de Contrabaixo da Bahia vai ser uma bela oportunidade de intercâmbio entre instrumentistas já consagrados no cenário nacional e internacional. Será uma grande troca entre os músicos e uma ótima oportunidade de lazer para os amantes da boa música e cultura. Na programação, artistas da Bahia, São Paulo e Ceará mostram todo o seu talento para o público que comparecer ao Pelourinho. Entre eles, nomes como Celso Pixinga, um dos maiores contrabaixistas do mundo nos baixos 4, 5 e 6, e Luciano Calazans, que já tocou com grandes nomes da música baiana e nacional. O evento é realizado em todo o Brasil com nomes diferentes. Sempre bem recebido, o contrabaiaxo vem ganhando mais espaço em cima do palco. É o que revela Jucimar, que é guitarrista, mas admirador confesso do instrumento. “O baixo evoluiu muito. Existem novas técnicas, novas características. Ele deixou de ficar escondido no fundo do palco, apenas como instrumento de condução”.
Conhecida mundialmente pela sua percussão, a capital baiana apresenta nesses quatro dias uma nova sonoridade. O Pelourinho, que é sempre palco da diversidade ,vai levar ao público mais uma opção de música de qualidade. Confira abaixo a programação completa do festival:

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui

Fonte : Pelourinho Cultural - dezembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br