carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Banda Mahatma e Afoxé Filhos de Gandhy no Pelô
pelourinho cultural
O principal objetivo do projeto é despertar e incutir a propagação da paz como elemento modificador social.


Projeto Paz no Pelô levará alegria e conscientização social aos Largos do Pelourinho nos meses de novembro e dezembro A paz será o tema usado na abertura do projeto Paz no Pelô, que faz parte da agenda Tô no Pelô, do Pelourinho Cultural, Programa ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). A banda Mahatma, juntamente com os Filhos de Gandhy, ficará responsável pelas apresentações que marcarão as noites dos dias 27 de novembro, no Largo Tereza Batista, 16 e 23 de dezembro, no Largo Quincas Berro D’Água, e 30 de dezembro, retornando ao Largo Tereza Batista, sempre às 20h.
O principal objetivo do projeto é despertar e incutir a propagação da paz como elemento modificador social. De acordo com Gel Varela, coordenador do evento e membro da banda Mahatma, o Paz no Pelô surgiu como uma forma de unir a musicalidade com mensagens de tolerância. Segundo ele, o projeto surgiu também como uma continuação ideológica de outro, Quarta da Paz, que levou ao Pelourinho, em 2006, composições que fazem apologia à paz. “A banda sempre teve a proposta de cantar valores, como o da não-violência. E nós trazemos isso através da musicalidade baiana”, disse Gel. “Nós queremos que as pessoas saiam do show com esse princípio governante que é a paz. A gente está vivendo um momento muito ruim em relação à violência. O desafio da música é esse, promover a alegria e a conscientização. Será um grande tributo à paz.”
A banda Mahatma, cujo título que em sânscrito significa “grande alma”, explicitará em seu repertório composições que tratam da convivência pacífica. Dentre as canções estão Flores da Favela, canção composta por Jauperi, Telegrama, de Zeca Baleiro, Chame Gente, de Morais Moreira e um medley das músicas Chão da Praça, Vida Boa e Bloco do Prazer. Outras composições serão de autoria da própria banda. Um dos destaques das apresentações do Paz no Pelô será a presença de diversos convidados, que participarão das quatro apresentações, terminando na véspera do réveillon. Durante o show de abertura, o músico Missinho estará ao lado da banda composta por Gel Varela (bateria), Ireno Finguer (vocalista), George Sales (contrabaixo), Cristiano Tico (teclado), Marcelo Flores (teclado e guitarra baiana), Sérgio Pita (guitarra), Junior, Kaboduca e Fofinho (percussão).

FILHOS DE GANDHY
A cultura da não-violência sempre foi um dos destaques na ideologia do Afoxé Filhos de Gandhy. Desde o seu nascimento, o bloco promove a união da diversão com a paz, tendo como foco os princípios defendidos por Gandhi. Dos trajes a escolha do repertório, tudo no grupo faz referência à paz e a valores como a humildade e a tranquilidade.

EDIÇÃO ANTERIOR
NOV - Paz no Pelô com Missinho e Filhos de Ghandy


Fonte : Pelourinho Cultural in Lara Vital Prado - dezembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br