Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), proporciona a baianos e turistas uma festa diferente, marcada por rupturas e sutilezas que agradam a todos os gostos. E para levar ao público algumas noites mais felizes, entre 15 e 18 de dezembro a Praça das Artes receberá grandes nomes da música instrumental e eletrônica nacionais.
Na edição anterior (2009), o Natal Remix apresentou a idéia ousada de buscar incorporar à celebração natalina elementos modernos. “Oferecemos uma programação que mesclou o tradicional ao contemporâneo, em uma festa de diversidade e bom gosto”, afirma Ivanna Soutto, diretora do Programa Pelourinho Cultural. Em 2010 a ruptura com a comemoração clássica passa a ser uma marca do projeto que dará prosseguimento à celebração modernizada da festa natalina.
No Pelourinho o Natal será festejado com diversos estilos, do erudito ao popular passando por vertentes autênticas e atuais. Orquestras, música eletrônica, regional, MPB, surfmusic, psychobilly, ska, polca e outros ritmos musicais mixados são alguns dos destaques. Tudo isso em uma recombinação de linguagens artísticas que contará ainda com intervenções audiovisuais que irão permear as apresentações.
ATRAÇÕES Durante o Natal Remix a Praça das Artes irá se transformar em palco para o que há de mais atual na música nacional. Um dos conceitos do projeto é o de realizar duetos entre artistas como o jovem talentoso Yamandu Costa, um dos maiores fenômenos da música brasileira instrumental de todos os tempos e Hamilton de Holanda, que reinventou o bandolim ao adicionar duas cordas extras e, aliado à velocidade dos solos e improvisos, repagina a imagem deste emblemático instrumento. Já a cantora mineira criada na Bahia Jussara Silveira, irá apresentar ao lado do instrumentista Luiz Brasil o show Nobreza que reúne canções escolhidas a dedo para a elogiada apresentação de formação de voz e violão, sucesso de público em diversas capitais do país.
Os contemporâneos Moreno Veloso e Pedro Sá, que vêm se constituindo como dois nomes da maior relevância na música atual brasileira, irão apresentar juntos o trabalho influenciado pelo rock e por toda a trajetória musical familiar, trazendo o diálogo entre os seus estilos e as personalidades. A cada dia o desfile de talentos levará ao público agradáveis surpresas como o encontro entre o mestre do acordeom Toninho Ferragutti e a discípula baiana Lívia Matos, com participação especial do Quinteto da Paraíba, um grupo de cordas com técnicas de música de câmara e suingue de música popular.
Outro grupo emergente da cena alternativa nacional que irá participar da festa natalina no Pelô é a Camarones Orquestra Guitarrística. A banda potiguar de música instrumental calcada no rock mistura ainda elementos de ska, pop, surf music e punk. O grupo tem sido apontado pela mídia como uma das revelações dessa nova cena da música instrumental nacional. A programação contará ainda com a utilização dos mecanismos e expressões da cultura eletrônica através de intervenções realizadas por VJs, DJs, produtores musicais e coletivos visuais como o Visualfarm, que executa intervenções urbanas inovadoras, com alternativas criativas e de alto impacto, sempre visando a máxima interatividade com o público.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA confira aqui
BASTIDORES DA FOLIA
- Rock instrumental da Orquestra Guitarrística no Pelô
- Orkestra Rumpilezz leva percussão e sopro ao Natal Remix
- Segunda edição do Natal Remix chegou ao fim
EDIÇÃO ANTERIOR 2009 - confira aqui
Fonte : Pelourinho Cultural - dezembro 2010
volta | contato |