Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), que acontecerá entre os dias 15 e 18 de dezembro na Praça das Artes, Pelourinho, sempre a partir das 18h30. A Orkestra Rumpilezz iniciou-se em 2006, quando o multitalentoso músico Letieres Leite decidiu unir a sonoridade da música instrumental clássica com a potência dos ritmos oriundos do continente africano que encontraram talento e arte na Bahia. O resultado gerou um conjunto de percussão e sopro que criou sons e composições baseadas na cultura presente no âmago de Salvador, na riqueza da música no culto dos Orixás, nas manifestações festivas de grupos como o Ilê Ayê e o Oludum e no legado obtido com o Samba de Roda do Recôncavo.
O nome Rumpilezz surgiu a partir da representatividade dos três atabaques do candomblé: o Rum, o Rumpi e o Lé, acrescido do ZZ do Jazz. Este estilo, por sua vez, influencia também a formação musical da orquestra, transformando suas composições em arranjos modernos. Algumas participações especiais já marcaram o grupo, como a do músico Ed Motta, que revelou que “a Orkestra Rumpilezz é o que há de mais interessante na música. Não estou falando do Brasil, mas sim, do mundo. Fiquei muito impressionado com a grandiosidade da música da Rumpilezz. Tenho certeza que o mundo vai ficar de queixo caído com a complexidade das ideias de Letieres”, disse Ed Motta. Outros convidados nacionais e internacionais que já tocaram ao lado da orquestra foram Armandinho Macêdo, Stanley Jordan, Toninho Horta, Max de Castro e Retrofoguetes.
Um dos destaques do trabalho do conjunto instrumental foi o lançamento do CD intitulado Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz, em 2009. O álbum foi gravado no Teatro Castro Alves, na sala principal, e foi lançado pelos selos Biscoito Fino e Caco Discos. Oito músicas compostas por Letieres Leite fazem parte do CD, que ainda recebe uma contribuição de Ed Motta, adaptada ao estilo musical da orquestra. A surpresa fica por conta de uma faixa bônus interativa gravada ao vivo durante uma apresentação na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. Em 2010, a Orkestra Rumpilezz conquistou dois troféus no 21º Prêmio da Música Brasileira, nas categorias de Melhor Grupo (instrumental) e Revelação do Ano (Voto Popular). O conjunto ainda se apresentou durante a cerimônia com o medley musical Samba de Roda, Tiê e Axé de Iangá. Atualmente, a orquestra conta com 20 músicos titulares, versados nos instrumentos percussivos e alguns de sopro como a tuba, o sax, o trompete e a flauta, e mais 27 substitutos.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA confira aqui
Fonte : Pelourinho Cultural - dezembro 2010
volta | contato |