carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Margareth Menezes participa ensaio do Cortejo Afro
Grandes encontros nos ensaios pré-carnavalescos na capital baiana


O ensaio do Cortejo Afro da próxima semana, 27 de dezembro, às 21h, no Largo Tereza Batista, contará com a participação especial da cantora Margareth Menezes. Com sua musicalidade ímpar, o grupo prossegue com a temporada de ensaios no Centro Histórico de Salvador, sempre às segundas-feiras, até o Carnaval. Os shows são uma realização do programa Pelourinho Cultural, ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).
Formado pelos cantores Marquinhos Marques, Walmir Brito e Claudia Costa, por percussionistas e mestres, o Cortejo Afro faz o público cantar e dançar. Um dos símbolos do grupo, o grande sombreiro, é levado pelo performático ator Veko Araújo. Suas performances enchem o Largo de animação e estão entre os pontos altos dos ensaios. A banda apresenta a releitura de experiências musicais e da estética afro-descendente. Sua batida percussiva, intitulada de “revolução musical afro-baiana”, se diferencia das demais por apresentar uma mistura de ritmos africanos mesclados às batidas eletrônicas e ao pop.
O Cortejo Afro é parte integrante do Bloco Cortejo Afro, idealizado pelo artista plástico Alberto Pitta, que há 30 anos desenvolve trabalhos ligados à estética e à cultura africana. Criado em 02 de julho de 1998, na comunidade de Pirajá, o Bloco Cortejo Afro registra em sua origem toda a sua identidade, autenticidade e força. Nascido dentro de um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Oiá, o Bloco contou com a inspiração e orientação espiritual da Yalorixá Anízia da Rocha Pitta, Mãe Santinha.


Fonte : Pelourinho Cultural - Dezembro 2010

 

volta | contato

www.carnaxe.com.br