carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Ritmos de variadas partes do mundo pipocaram no Pelô
pelourinho cultural
O Encontro Percussivo e o Retrofolia devem fazer com que os baianos e turistas não sintam saudades do carnaval

Ritmos de variadas partes do mundo pipocaram no Pelô nesta quarta (17) Embora o carnaval baiano tivesse terminado oficialmente na terça-feira, 16, após sete dias de muita folia e agitação em toda a cidade de Salvador, no Pelourinho ainda se respirava a folia momesca. Era o projeto Encontros Percussivos, promovido pelo Programa Pelourinho Cultural, que levou ontem (17), ao Largo Pedro Archanjo, os artistas Davi Vieira, DJ Daniel (Venezuela), Earthrise SoundSystem (NY) e Mikael Mutti & Percussivo Mundo Novo.
Realizado pela primeira vez no Pelourinho, o show apresentou uma verdadeira salada rítmica, reunindo ao mesmo tempo sons do Caribe, Índia, Etiópia, Nova York, Venezuela e muito bem temperada com a criatividade dos artistas baianos. “Sensacional”, exclamava o argentino David Sanches, que veio curtir o Carnaval baiano e ainda teve fôlego para brincar ao som dos percussionistas que participaram do show Os Ritmos do Mundo Pipocando na Bahia. Marcio Fonseca e sua namorada Luciana não pouparam elogios às performances, “pela criatividade e a mistura de sons que atrai qualquer pessoa para dançar. Nós, que viemos apenas passar o Carnaval aqui em Salvador, fomos abrilhantados com esse espetáculo”, disse Marcio.
O Carnaval Pipoca vem movimentando os Pelô desde o dia 1º de fevereiro com ensaios dos artistas que se apresentaram nos trio elétricos nos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo-Grande). Foram 10 projetos no total, selecionados via edital, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com apoio do Programa Pelourinho Cultural. A iniciativa vem levando grandes nomes da cena musical ao Centro Histórico de Salvador como Elza Soares, Pitty, Lucas Santtana e BNegão. Acontecerão ainda os show dos projetos Retrofolia com o trio instrumental de surf-music Retrofoguetes, o guitarrista argentino Júlio Moreno, e a banda paraense La Pupuña e Trilogia do Reggae com os consagrados reggaemen Dionorina, Gilsan e Jorge de Angélica

BASTIDORES DA FOLIA
- Projeto Carnaval Pipoca na quarta-feira de cinzas


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Fevereiro 2010

www.carnaxe.com.br