Cinquenta pessoas, sendo 18 em postos fixos e 32 circulando em locais estratégicos da cidade estão atendendo turistas durante o Carnaval 2010. O objetivo da Prefeitura Municipal, através da Salvador Turismo (Saltur) é receber e orientar quem vem curtir a maior festa popular do Planeta na capital baiana com informações precisas e seguras.
As equipes estarão distribuídas no porto, aeroporto, rodoviária, assim como em camarotes dos três circuitos. No Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Salvador Shopping. “Locais onde o trânsito de pessoas é muito intenso, para fazer um receptivo ao turista”, disse o diretor de turismo da Saltur, George Melo Barreto.
Entre o material distribuído estão informativos com o mapa dos três circuitos, para que o folião consiga se localizar, com legendas informativas indicando locais como ponto de ônibus e de táxi, sanitários, polícia, bombeiro, palcos, barracas e postos de saúde. Programação em todos os espaços da festa com o horário de saída de cada trio, bloco ou entidade, assim como as suas atrações também estão disponibilizadas, além do leque da paz.
Dicas para um Carnaval seguro também estão nos materiais distribuídos pelas equipes da Saltur, indicando ao foliões como se comportar na folia momesca, assim como evitar compras com cambistas, como proceder se perder documentos, como identificar as crianças e o que fazer se encontrar uma criança perdida,além de telefones úteis.
“Assim todos os turistas vão estar bem direcionados e orientados”, destacou Melo Barreto. Conforme ele, o trabalho é de fundamental importância para que todos se sintam bem acolhidos e que recebam a atenção necessária na capital baiana.
Recém chegada de viajem, a turista mineira enfatizou a importância do material. “Quando estamos numa cidade nova tudo é muito diferente e com essa orientação em mãos fica muito mais fácil a locomoção”. Confeccionadas em formatos pequenos, os informativos podem ser levados em bolsos ou até em pequenas bolsas. Tudo para que o turista se sinta amparado.
DICAS CARNAVAL SEGURO
01 – Fique ligado no horário do seu bloco;
02 – Use roupas confortáveis;
03 – Evite usar ou levar assessórios de valor;
04 – Leve dinheiro trocado para facilitar suas compras;
05 – Coloque pulseiras de identificação nas crianças
06 – Caso encontre alguma criança perdida, leve-a até um posto policial ou juizado de menores;
07 – Se perder algum documento, procure a Polícia Militar;
08 – Para chegar aos circuitos oficiais, ande pelas ruas Caminho da Folia, pois são as vias mais iluminadas e policiadas;
09 – Não faça xixi nas ruas. Use os banheiros químicos;
10 – Seja um agente da paz, haja sempre com cordialidade.
|