carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Simbalando com Alê Kali e Alexandre Leão
pelourinho cultural
Cantores baianos que vem se destacando no cenário nacional

Cantores baianos que vem se destacando no cenário nacional se apresentam dia 28 de janeiro no Largo Pedro Archanjo O samba da baiana Alê Kali e a música contemporânea do cantor e compositor baiano Alexandre Leão serão os destaques da noite do dia 28 de janeiro, no Largo Pedro Archanjo. O show, marcado para começar às 20h, é uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Para abrir a noite, Alê Kali preparou um repertório especial para o seu show, denominado Simbalando, que promete apresentar ao público várias vertentes do samba, como samba-reggae, samba-rock, samba de roda, dentre outros, característica marcante durante sua trajetória musical de 15 anos, que iniciou no próprio Pelourinho, quando ela tocou ao lado do baixista Luciano Calazans. “O Pelourinho é uma grande referência cultural local e um catalisador da música de raiz africana”, afirma Alê Kali. O show contará com a participação especial da percussionista Juliana Linari, que mora atualmente em Seatle, Estados Unidos. “Vamos explorar também instrumentos inusitados como o tambor alfaia que é utilizado geralmente no maracatu”, revela Alê Kali.
Baiana radicada em Curitiba, Alê Kali iniciou sua carreira em 1995, fortemente influenciada pelo samba e bossa nova. Atualmente, desenvolve um trabalho de valorização dos ritmos de fortes raízes étnicas. No momento, a cantora está em fase de pré-produção de seu primeiro álbum, ainda sem nome, que deverá ser lançado no segundo semestre deste ano. Em seguida, quem sobe ao palco do Largo Pedro Archanjo é o também baiano Alexandre Leão que apresentará o seu mais novo álbum lançado de forma independente em novembro do ano passado, Quatro Cantos. O seu repertório passeia por ritmos como samba, bossa nova, rock e a música nordestina, através de canções compostas em parcerias com J. Velloso, Jau, Targino Gondim, Carlinhos Cor das Águas e Carlos Colla. “Procurei gravar canções compostas com um número grande de parceiros para agregar sonoridades diferentes”, conta Leão.
Alexandre Leão compôs sua primeira música, Paiol de Ouro, aos 17 anos, feita em parceria com Olival Mattos, que foi gravada por Maria Bethânia no seu disco Memória da Pele (1989). Leão já teve composições gravadas por grandes nomes, como Rosa Passos, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Ricardo Chaves, Danilo, Nana e Dorival Caymmi. Leão gravou também algumas canções para novelas e filmes. Pop Zen foi tema da novela Essas Mulheres (TV Record) que também teve na trilha sonora outra canção de Leão, A Janela da Cidade. A música Está em Suas Mãos fez parte da trilha de Os Mutantes – Caminhos do Coração (TV Record) e era também a música de encerramento da telenovela. No mercado publicitário, Leão já compôs mais de 500 jingles, que foram gravados por nomes como Daniela Mercury, Cláudia Leitte, Dominguinhos e Marina Lima. Foi também o único brasileiro a ser premiado em três categorias no Prêmio Visa em anos consecutivos. Também conquistou prêmios como Copene Cultura e Arte (BA), Troféu Caymmi e venceu o Festival da Rádio Educadora da Bahia com Canção para Cristina, música que homenageou sua esposa.


Fonte : CarnAxE in pelourinho cultural - Janeiro 2010

www.carnaxe.com.br