carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Clécia Queiroz comanda a folia no Pelô
pelourinho cultural
Carnaval de Salvador - Bahia 2010 O ensaio servirá ainda para apresentar ao público as fantasias e os temas dos grupos para o carnaval.

Clécia Queiroz apresentará no dia 26 de janeiro, às 21h, no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, as canções do seu mais novo CD, que traz a sua pesquisa desenvolvida nos últimos anos sobre a tradição africana. O show Samba de Roque, lançado recentemente e acolhido com aplauso pelo público e pela crítica especializada, conta com o apoio do Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O título Samba de Roque, que dá nome ao Show e ao CD, não se trata de um novo ritmo musical, nessa Bahia tão criativa, mas apenas do jogo entre as expressões “Samba de Roda” e “Samba de Roque”. O Roque do título é uma homenagem a Roque Ferreira, compositor, estudioso e defensor da genuína cultura dessa terra, que tem mais de 400 músicas gravadas por artistas como Clara Nunes, Maria Bethânia, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e Martin’ália.
O show, que já circulou por vários locais de Salvador, mostrará 10 canções inéditas presenteadas por Roque, todas elas com letras que trazem poesia e lirismo, inspiradas na cultura popular. O show de Clécia Queiroz, que além de cantora é atriz e dançarina, é uma chamada às nossas raízes em estilo cem por cento baiano. Incansável no seu desejo de não se deixar vencer por modismos, a cantora vem estudando, pesquisando e catalogando os ritmos genuinamente nascidos na Bahia, movida pela vontade firme de assegurar que não serão definitivamente soterrados e esquecidos. Ela busca a cadência da chula e do samba-de-roda, mistura com ritmos da tradição afro-brasileira do candomblé e investe na riqueza dessas formas de cantar e dançar para construir uma arte que traz a alegria e o entusiasmo das rodas de samba mais espontâneas.
O resultado aparece não como um produto acadêmico decorrente da pesquisa que desenvolve, mas como um registro gostoso da brincadeira de roda da Bahia, que é também um samba preciso e matemático, bem composto e quente, limpo e pronto para ser tocado nas festas. Clécia mostra voz segura e doce, de quem canta muito, e sem apelar para clichês. Com os pés no chão, enfeitados com miçangas, ela pisa firme para mostrar sua arte despretensiosa, uma mistura quase impensável do simples com o sofisticado. Nesse show, Clécia vai homenagear Riachão, Walmir Lima e Dorival Caymmi cantando algumas de suas canções. A cantora será acompanhada por Edú Nascimento (violão) e Eduardo Reis (cavaquinho), que juntos assinam a direção musical, além de Keko Villarroel (baixo) Raul Gonzalez (saxofone e clarinete) e os percussionistas Ricardo Carvalho, Jaime Nascimento e Cachoeira. Além da banda, as dançarinas Edeise Gomes e Lorena Marietta dão brilho ao espetáculo, que como o samba de roda tradicional traz em conjunto dança, música, ritmo, texto e busca envolver a plateia como numa verdadeira roda de samba.

COMENTÁRIOS DA FOLIA
confira aqui


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - 20 Janeiro 2010

www.carnaxe.com.br