carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Clécia Queiroz deu um show de voz e plasticidade
pelourinho cultural
A cantora apresenta do seu mais novo trabalho O ensaio servirá ainda para apresentar ao público as fantasias e os temas dos grupos para o carnaval.

O espaço do Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, ficou pequeno para o público que compareceu, ontem (26) à noite, ao show Samba de Roque, da cantora e dançarina Clécia Queiroz, uma das atrações do Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia. A artista apresentou pela primeira vez o seu mais novo CD, produzido recentemente. O público presente não precisou mais do que 15 minutos, quando a cantora fazia apenas teste dos instrumentos, para prever que a noite seria uma das melhores. Ao término da única música, muitos aplausos, pensando que ela tivesse iniciado o seu show, mas com delicadeza e simplicidade Clécia se dirigiu à plateia e disse: isso é apenas um teste. Mais aplausos.
Na verdade, o Pelourinho viveu ontem uma das noites mais animada do ano. As ruas e becos estavam completamente tomados por turistas e baianos. Por todo lado havia gente se cruzando e outras sentadas nas mesas dos bares ao longo das calçadas. E entre uma esquina e outra, mais animação com bandas improvisadas cantando samba de roda, que foi o ritmo central do show de Clécia.
Para a cantora, era um momento muito aguardado de poder apresentar o seu novo trabalho, resultado de uma pesquisa, realizada desde 2003, sobre o samba de roda e as tradições africanas. O show não só agradou pela versatilidade da cantora e melodia da música, como também pela riqueza dos seus versos, resgatando o verdadeiro samba de roda baiano. Foi realmente um show-espetáculo, pois ao mesmo tempo em que cantava, Clécia dava vida à apresentação ao criar uma coreografia própria, que por vezes era acompanhada pelas dançarinas Edise Gomes, Lorena Marietta e a pequena Lais Rocha, de apenas 11 anos.
Além de cantar as principais músicas de seu CD, que reúne 10 canções do compositor baiano Roque Ferreira - daí o nome do show - a cantora também prestigiou os compositores baianos Riachão, Walmir Lima e Dorival Caymmi, desfilando algumas de suas canções. Acompanhando Clécia no palco estavam Edu Nascimento (violão), Eduardo Reis (cavaquinho), Keko Villarroel (baixo), Raul Gonzalez (saxofone e clarinete) e os percussionistas Ricardo Carvalho, Jaime Nascimento e Cachoeira.
A mineira Heloina Nery Bastos não esperou muito tempo e logo caiu no ritmo do samba só parando na hora do intervalo. Ainda ofegante falava para suas colegas que “essa noite era inesquecível, sensacional, um beleza". A baiana Rose Araújo não só enalteceu as qualidades da cantora, pela sua desenvoltura no palco, como pela riqueza das canções, numa clara manifestação de resgate do que é mais puro do samba de roda da Bahia.
O show de Clécia foi apenas um de vários espetáculos apresentados ontem à noite no Pelourinho. No Largo Quincas Berro D`Àgua, o grupo Aro 7 também não deixou por menos, atraindo um grande público e lotando o espaço. Enquanto isso, na Largo Tereza Batista, a Banda do Olodum dava o seu show da Terça da Benção.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
programação completa
confira aqui


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Janeiro 2010

www.carnaxe.com.br