carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



31° Festival de Música e Artes Olodum
bastidores da folia
Femadum, Tudo sobre o evento

O Femadum, criado originalmente como um festival de música para selecionar canções para o carnaval do Bloco Afro Olodum, devido a grande adesão e participação popular ao longo destes anos, teve incorporadas a si, diferentes linguagens artísticas a exemplo da dança, do teatro, das artes plásticas, da literatura e desfiles de moda. Sendo assim, o evento tornou-se um festival de expressão artística eminentemente popular no qual se reúnem personalidades nacionais e internacionais e artistas já consagrados e artistas em início de carreira. Dentre estes se registre a presença de Abdias do Nascimento, Mãe Stella do Axé Opo Afonja, Pierre Verger, Mestre Didi, Dada do Cangaço de Lampião e Corisco, Caetano Veloso,

 

Gilberto Gil, Gal Costa, Sandra de Sá, Zezé Mota, Elza Soares, Daniela Mercury, Chico César, Edson Gomes, Roberto Mendes, Geronimo, Missinho, Armandinho,. Além de artistas internacionais como, os cantores jamaicanos Jymmy Cliff, Mutabaruka, o inglês Linton Kweyse Jonhson, o reggae man do Mali, Koko Dembele, os angolanos Filipe Mukenga, Irmãos Almeida e de Madagascar MFA Kera[1], do Marrocos Gnua e da Colômbia o Grupo Kilombo. Concorrem no Festival, músicas em duas categorias, o Samba Tema, com composições que devem referir-se ao Tema do Bloco Afro Olodum para o carnaval do respectivo ano e o Samba Poesia, com composições livres que tratam de aspectos da cultura afro-brasileira e/ou referentes ao Olodum, enquanto organização cultural.
Desde 1980, o Olodum vem mostrando a Salvador, a Bahia, ao Brasil e ao mundo, temas Afro brasileiros que se traduzem em uma fantasia, na música e nas mensagens cantadas no carnaval. É neste momento, quando o lúdico e o artístico se encontram, que o Olodum celebra a realização do seu objetivo maior, a valorização e o respeito à Cultura negra. Anualmente o bloco Olodum promove o Festival de Música e Artes Olodum com objetivo de selecionar músicas afro para o repertório musical do Bloco no carnaval e para a banda Olodum Este é o maior festival de música afro nacional e que reúne mais de 10 mil pessoas nos dois dias de realização.
Os blocos afros surgiram no cenário carnavalesco baiano na década de 70, como meios de expressão cultural e artística de segmentos sociais até então pouco representados no contexto do carnaval de Salvador e valorizar danças, costumes e a plasticidade de uma cultura milenar que veio com os diferentes grupos étnicos que se instalaram no recôncavo baiano. Desta maneira, organizações carnavalescas foram fundadas com objetivo de celebrar a herança cultural africana, considerando que a maioria da população baiana é descendente de africanos (87% ) e por que Salvador é uma cidade onde a expressão africana se verifica em vários aspectos da vida cotidiana dos cidadãos.
Assim como os outros blocos, o Olodum também foi fundado por um grupo de moradores do então bairro do Maciel/Pelourinho, numa época em que este bairro era marginalizado e discriminado pela população baiana. Neste período, o Olodum tornou-se uma organização não governamental que desenvolve ações que estimulam auto estima e o orgulho dos afro brasileiros e ações educacionais para combater a discriminação racial. O resultado deste trabalho é referência para outros grupos afro em outros Estados do Brasil. A ação cultural do Olodum tem contribuído decisivamente para a revitalização do Centro Histórico de Salvador não só como um lugar de visitação turística como também tem contribuído com o projeto educacional Escola Olodum para a capacitação de adolescentes que aprimoram seus conhecimentos em percussão e dança afro.

CLASSIFICAÇÃO DAS MÚSICAS
17.01 - Eliminatórias – composições classificadas
21.01 - Ensaio público das músicas classificadas
24.01 - Semifinal (Apresentação das Composições finalistas)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Local : Largo do Pelourinho, Salvador BA
29.01 - 20h00 - coquetel de abertura Oficial do 31° Femadum
30.01 - 17h00 - DJ Olodum Mix 2010
30.01 - 18h00 - Banda Samba de Roda urbano
30.01 - 19h00 - Ala de canto e percurssão Olodum
30.01 - 19h30 - Músicas vencedoras, Samba Poesia e Samba tema (2° lugar)
30.01 - 20h00 - Músicas vencedoras, Samba Poesia e Samba tema (1° lugar)
30.01 - 20h30 - Tributo ao Mestre Neguinho do Samba
30.01 - 21h00 - Homenagem à MPB Lazzo Matumbi e Luiz Melodia
30.01 - 21h30 - Andrew Tosh & Banda - atração internacionaç (Jamaica)
30.01 - 22h30 - Ala de canto e percurssão do Olodum

31.01 - 18h30 - SHOW GRAVAÇÃO SEGUNDO DVD BANDA OLODUM
DVD Olodum, Povo das Estrelas - 30 anos de Samba Reggae e Cidadania
Participação especial Andrew Tosh (Jamaica).

BASTIDORES DA FOLIA
- Femadum 2010 homenageia Lazzo Matumbi
- Femadum 2010 homenageia Luiz Melodia
- DVD sob o comando de Fernando Guerreiro
- 17º Festival de Música e Artes Olodum Mirim

COMENTÁRIOS DA FOLIA
Músicas vencedoras
confira aqui


Fonte : CarnAxE in Olodum- Janeiro 2010

www.carnaxe.com.br