carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Femadum 2010 - Homenageia Lazzo Matumbi
bastidores da folia
31° Festival de Música e Artes Olodum em Salvador

Lazzo Matumbi traça uma trajetória musical de 28 anos e funde poesia e lirismo ao longo da carreira. São sete trabalhos repletos de sucessos, além de participações em discos de outros cantores. Composições como Alegria da Cidade, Me Abraça e Me Beija e Do Jeito que seu Nego Gosta, dão provas de que talento e sensibilidade precisam caminhar juntos. Uma voz marcante, forte, inconfundível. As apresentações rendem vibrações positivas no estilo suave da MPB swingada de estilo personalíssimo reverenciado por artistas famosos. Um músico que elabora suas composições e arranjos imaginando a ascensão do ser humano, crê na transformação dos grupos menos abastados através da educação e por isso aposta na qualidade musical como forma de colaborar para elevar a consciência de seu povo, de seu público.
Quase 30 anos de carreira, muitas viagens no currículo e experiência de sobra ajudaram Lazzo Matumbi a enxergar o mundo pelo viés social capaz de aglutinar pessoas que comungam ideais de mudança. O tema está presente em várias de suas músicas. Mas, não só esse. O amor, a paz, a resistência a qualquer tipo de preconceito. Tudo isso o encanta e o faz cantar. Um canto que ultrapassa fronteiras e produz eco em várias partes do mundo. Nos anos 90 acompanhou o jamaicano Jimmy Cliff , onde protagonizou a abertura de 50 shows do reggaeman. Em 2007 e 2008, Lazzo esteve nos Estados Unidos, França, Holanda e Portugal. Nesse momento se prepara para levar seu talento a outros países através de turnês de divulgação do seu novo CD, fruto de um Lazzo universal.
O Bloco afro Olodum tem orgulho de homenagear uma dos mais importantes artistas do Brasil, o cantor compositor Lazzo Matumbi cuja historia se confunde com a historia dos Blocos afros, o puxador do Bloco Ilê, o cantor do Bloco Olodum no primeiro ano, o Buda Nagô da Bahia, a voz, o talento e a ousadia deste ser humano excepcional que milita pelos Direitos Humanos com arte e cultura. Um filho da Bahia cantante da emoções do povo das ruas, um moderno Griot da africanidade, Agora celebrado, homenageado pelo seu trabalho na MPB, pelo Olodum no histórico e lendário Templo do Samba Reggae o espaço sagrado da negritude e da consciência – O Maciel – Pelourinho, a praça do povo da Bahia.

FEMADUM 2010
programação completa
confira aqui


Fonte : CarnAxE in Olodum - Janeiro 2010

www.carnaxe.com.br