Dona de uma beleza de traços fortes e com características africanas, Gisele Santos, 22 anos, foi eleita a nova Deusa do Ébano, na 31ª Noite da Beleza Negra. O concurso é realizado há três décadas pelo Bloco Ilê Aiyê, que tem como objetivo valorizar a cultura negra e suas raízes.
Para Gisele, ser a rainha do Ilê, mais que sonho, significa luta. Segundo ela, essa foi a sua terceira tentativa e até vencer os obstáculos foram muitos. “Não conheço a palavra desistir, conheço caminhar em frente, essa vitória pra mim significa resistência”.
Como Deusa do Ébano ela representará o Ilê em todos os eventos ao longo do ano e em seus desfiles de carnaval, que terá como tema “Pernambuco uma Nação africana”, mostrando toda a cultura negra em suas cores, belezas, trajes e danças.
“O que muda é a minha responsabilidade com a comunidade negra”, diz Gisele. Mais que beleza exterior a eleita afirma que é necessária a política de consciência, contribuir com a auto-estima das mulheres e dos homens negros. “Tudo isso mostrando que mesmo diferente do padrão de beleza européia que se impõe hoje em dia, o negro com seus traços característicos também são bonitos”, afirma.
Para Antonio Carlos Vovô, presidente do Ilê Aiyê, o concurso da Beleza negra é um dos eventos mais importantes da Bahia cujo objetivo é o resgate da auto-estima da cultura e da beleza da população afrodescendente.
NOITE DA BELEZA NEGRA 2010 programação completa confira aqui
|