carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Projeto interativo Maniçoba Hype mistura a cultura do Recôncavo com novas tendências artísticas
pelourinho cultural
Evento idealizado por Robertinho Chaves chega à quinta edição em Salvador e contará com a participação do Samba das Moças, de DJs e de grupos de samba de roda do Recôncavo baiano

Música, teatro, dança e culinária vão se misturar no caldeirão cultural do Pelô. Trata-se da quinta edição na capital baiana do projeto interativo Maniçoba Hype, idealizado pelo santamarense Robertinho Chaves, e promovido pelo Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O evento acontecerá no dia 15 de janeiro, no Largo Pedro Archanjo, a partir das 20h. Na edição deste ano, a banda Maniçoba Hype, de Robertinho Chaves, subirá ao palco juntamente com alguns convidados. Um dos grupos confirmados é o Samba das Moças, que faz um belíssimo trabalho de resgate da cultura da batucada e, sobretudo, do samba de roda do Recôncavo. Outra novidade em relação às edições anteriores é a presença de DJs que levarão as batidas eletrizantes da música eletrônica ao Centro Histórico de Salvador. O espetáculo visual ficará completo com o bailar e o ritmo inconfundível dos grupos de samba de roda do recôncavo. Artistas consagrados como Caetano Veloso, Jau, DJ Dolores, Fernanda Porto e J. Velloso já participaram do projeto multicultural em outras edições.
O músico e produtor Robertinho Chaves é o organizador do evento. Baiano de Santo Amaro, desde 1991 reside em Paris, onde, em 2005, teve a ideia de produzir o “Maniçoba Hype” durante a 'Lavagem da Igreja de La Madeleine', também idealizada por ele, inspirada na tradicional 'Lavagem do Senhor do Bonfim'. “Criei o projeto com um forte desejo de celebrar a liberdade de expressão artística e ao mesmo tempo dar vida a um movimento cultural plural, onde todas as raças, crenças e artes pudessem se encontrar, para se expressar sem fronteiras”, explica Robertinho. Maniçoba Hype - O conceito do projeto surgiu da tentativa de explicar a ideia de um movimento cultural plural. A maniçoba é um prato típico do Recôncavo baiano e de origem indígena. Seu preparo é feito com folhas de mandioca acrescidas de carne de porco, carne bovina e outros ingredientes defumados e salgados. Já a denominação "Hype" refere-se a uma figura de linguagem, que representa as últimas tendências da cultura pop. O termo "Hype" agrega sentido a tudo que está acima das expectativas, algo exageradamente bom, inominável.
O evento aconteceu pela primeira vez em 2006, apresentando ao público brasileiro uma série de artistas e manifestações culturais com convidados de grande expressão local e nacional, com direito a degustação da melhor maniçoba da Bahia.

Quando: 15 de janeiro 2010, 20h
Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Janeiro 2010

www.carnaxe.com.br