carnavalhistóriatemasabadascarnaxehome


      


Festival LadoBa reúne estilos diversos
pelourinho Cultural
Proposta inédita com o objetivo de expandir as redes de trabalho ligadas à música na Bahia


Resultado de dois meses de atividades do projeto Rede Motiva, que integra o programa Conexão Vivo, o Festival LadoBa acontece no dia 24 de julho, no Centro Histórico de Salvador, com apresentações das bandas O Círculo, SubAquático, Grupo Botequim e do instrumentista Amadeu Alves. O evento, que faz parte da agenda do projeto Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, irá acontecer a partir das 20h, de forma alternada, nos palcos dos Largos Tereza Batista e Pedro Archanjo. Os shows vão contar ainda com a participação especial da banda baiana Radiola e do músico catarinense Wado.
Rock, axé, samba e música instrumental. Esses são exemplos dos estilos que serão apresentados durante o Festival. Os quatro grupos foram selecionados entre os 24 que participaram de atividades do Rede Motiva em Salvador. “O objetivo não é apenas oferecer ao público atrações diversificadas, mas também fortalecer a articulação de toda a cadeia da música baiana a partir de parcerias entre artistas, produtores e casas de espetáculo”, explica o músico e produtor cultural Vince de Mira, um dos coordenadores do projeto.
Proposta inédita com o objetivo de expandir as redes de trabalho ligadas à música na Bahia, o projeto Rede Motiva é uma estrutura regional do programa Conexão Vivo, iniciativa da Vivo voltada ao desenvolvimento do setor musical brasileiro, e é realizado em parceria com o programa Fazcultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. “Em menos de dois meses, conseguimos estruturar redes de música em Salvador, Juazeiro, Vitória da Conquista e Ilhéus”, diz Mira.
As ações estruturantes partiram das Semanas de Integração, que levaram às quatro cidades contempladas pelo projeto laboratórios temáticos direcionados gratuitamente a todos os agentes da cadeia produtiva da música. Durante o período, os participantes se envolveram em atividades como mesas-redondas e oficinas como empreendedorismo, criação e produção, difusão e sustentabilidade. Em Salvador, as ações foram realizadas na sede da ONG Eletrocooperativa, na Praça das Artes, Pelourinho, e na Casa da Música, em Itapuã.
Ao final, o projeto irá gerar um documentário sobre todo o processo de implantação e realização dos laboratórios, mostras e festivais, além de uma coletânea com o material produzido pelos artistas nas cidades inseridas no circuito. A partir de 2011, o Rede Motiva irá contemplar, além da Bahia, os estados do Pará, Pernambuco e Espírito Santo, com o intenção de estreitar os laços entre os agentes do setor e os coletivos dessas regiões e implantar o projeto em novos lugares para promover a melhoria dos processos de articulação, circulação e intercâmbio entre os artistas e grupos do Brasil.

Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - 20 Julho 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br