Comemorado anualmente no dia 25 de maio, desde o ano 1963, o Dia da África ganha uma homenagem na programação do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Trata-se do projeto Africa em Nós que chega à sua terceira edição nesta sexta-feira (21), no Largo Pedro Archanjo, a partir das 19h. Na ocasião, grandes atrações do reggae baiano sobem ao palco para celebrar a data.
Na abertura do evento, acontecerá a sessão solene de Nyabinghi, gênero musical de matriz etíope, expressado através dos tambores e cânticos espirituais semelhantes a louvores. Membros do movimento Rastafari de Salvador e do mundo participarão do ato de abertura. A programação musical contará com shows da banda de reggae baiana Moa Abnesa, do reggaeman do Pelourinho Rás Ednaldo Sá com sua banda Tribo Cultural, do cachoeirense Geraldo Cristal & banda Família Real e o Rás I’Tal B. Nos intervalos dos grupos, a música fica por conta do DJ Sankofa.
Ras Ednaldo Sá acredita que a data seja um marco para a comunidade afrodescendente. “O projeto tem o objetivo de propor uma avaliação das conquistas da população negra e a quebra dos paradigmas que ainda existem”, conta.
Evento gratuíto.
Quando: 21 de maio, 19h Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho
|