Hits da música popular brasileira ganharão um balanço caribenho e prometem embalar o Pelô nesta terça-feira (09). Trata-se do grupo Improviso Latino, capitaneado pelo cantor Portela Açucar. A apresentação, que acontecerá no Largo Pedro Archanjo, a partir das 21h, é uma realização do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Formado há seis anos, o grupo liderado por Portela Açucar se destaca por transformar sucessos do axé, MPB, pop e da música nordestina em ritmos da música latina, como salsa, merengue, chá-chá-chá, cumbia, zook e batchata, com influências do afro-samba. O clássico Com Que Roupa Eu Vou, de Noel Rosa, e Isso Aqui Tá Bom Demais, de Dominguinhos, ganham versões de salsa e merengue, respectivamente. Músicas de Rita Lee, Carlinhos Brown, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury e Ivete Sangalo também integram a set-list.
“O diferencial do grupo é transformar canções da MPB em salsa, merengue, cha-chá-chá. É a autêntica salsa afro-brasileira com o tempero baiano”, conta Geraldo Santos, produtor e percussionista do Improviso Latino. A banda é formada ainda pelo argentino Martin Rivero (pianista e diretor musical), pelo chileno Keko Villa Rroel (baixista) e pelo baterista Gum.
No repertório, além das releituras, o Improviso Latino apresentará composições próprias como o chá-chá-chá intitulado Dançando e os merengues Cheia de Flores e Passa o Ferro Nela e salsas tradicionais de Celia Cruz, Oscar D’Leon, Rubens Blades, Los Van Vans, Tito Poente, Santana e Buena Vista Social Club. O grupo lançou em 2009 o seu segundo álbum Tem Açucar no Pelô, gravado em show no Largo Pedro Archanjo.
|