carnavalhistóriamúsicasdicionáriocarnaxe



Armandinho e Luiz Caldas,chorinho e axé
pelourinho cultural
Programação Tô no Pelô da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Teve início ontem, dia 17 de março, às 21h, a segunda temporada de shows do projeto Armandinho Convida, o Pop Choro. A apresentação, que contou com a presença mais que especial do multi-instrumentista Luiz Caldas ao lado do mestre da guitarra baiana Armandinho Macedo, levou ótimo público ao Largo Tereza Batista. O projeto faz parte da programação Tô no Pelô, que conta com o apoio do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Por todo o largo foram dispostas dezenas e mais dezenas de cadeiras para que o público desfrutasse com comodidade e conforto do espetáculo de chorinho e música instrumental de alto nível que estava por vir. Os lugares foram rapidamente ocupados. “Estamos começando uma nova fase do show aqui no Largo Tereza Batista, sempre de quinze em quinze dias. É bom que se torna o endereço certo para quem quer curtir”, contou Armandinho. “O show Pop Choro é a linguagem do chorinho executado com uma banda”, explicou.

 

De posse do seu bandolim, Armandinho abriu a noite com uma composição de sua autoria, Exaltação. Em seguida, homenageou Jacob do Bandolim, um dos artistas mais representativos e respeitados do choro brasileiro, executando Noites Cariocas, um dos clássicos do gênero. O repertório contou ainda com o choro latino Sarajevo, parceria com Pepeu Gomes, uma releitura de Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso, com um suingue latino acompanhado pelos riffs inconfundíveis da guitarra baiana de Armandinho.
Destaque também para as composições Lembrando Jacob e Pororoca, parceria com Luiz Brasil e Desde Garoto, homenagem a Aníbal Sardinha, multi-instrumentista, considerado um gênio das cordas e um dos precursores da bossa nova. Armandinho homenageou também o músico Sivuca, tocando o Forró Bachiano, única parceria do baiano com o sanfoneiro.
Minutos antes de Luiz Caldas subir no palco, Armandinho brincou com o público e reverenciou o talento de seu convidado. “Todo mundo conhece ele cantando e rebolando, mas eu o conheço como um grande músico, multi-instrumentista e amigo que ele é”, revelou Armandinho. Juntos, a dupla brindou o público com uma performance instrumental repleta de virtuosismo. Tocaram a composição original Bahia México Japão, que reúne elementos rítmicos da musicalidade baiana, latina e oriental, Bonitinho e Gostoso, um chorinho maxixado da dupla que tem uma melodia deliciosa, como o próprio nome sugere, e É Tão Bom, canção de Luiz Caldas.
Para encerrar, Luiz Caldas propôs uma homenagem aos criadores do trio elétrico ao cantar a composição de Moraes Moreira, Dodô no Céu e Osmar na Terra. “É um prazer enorme estar aqui com um grande mestre que temos na Bahia”, vibrou Luiz Caldas.

BASTIDORES DA FOLIA
- Armandinho Convida Luiz Caldas
- Projeto Armandinho Convida 2010


Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Março 2010

www.carnaxe.com.br