Um dos mais experientes instrumentistas do cenário nacional, o baterista ambidestro Dom Lula Nascimento, irá levar ao Largo Pedro Archanjo uma mistura do clima novaiorquino do jazz com o calor latino da batucada afro-brasileira orquestrada pela Jazz Avant Garde Band. A apresentação, que acontecerá na quinta-feira, dia 04 de março, a partir das 21h, é uma realização do Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Soteropolitano, criado no Nordeste de Amaralina, Dom Lula possui um extenso currículo de apresentações internacionais. O consagrado baterista viveu por três anos nos Estados Unidos, onde tocou com artistas de peso como Miles Davis, John McClaughlin e John Scofield, dentre outros. No Brasil, teve a oportunidade de gravar com nomes como Luiz Melodia, Nara Leão, Hermeto Pascoal e Cauby Peixoto.
A Jazz Avant Garde Band, que nasceu na casa de shows Crioulo e Cajun no Pelourinho, é formada atualmente pelo maestro Letieres Leite, que comanda os sopros, Wadson Calasans na guitarra e Milton Pelegrino no baixo, além de Dom Lula Nascimento na bateria. Para o show no Pelourinho, a banda contará com a presença do percussionista Yago Souza, que além de convidado, será o aniversariante da noite.
Dom Lula afirma que o grupo prima pela música instrumental, mesclando jazz, samba e ijexás. No repertório estão canções como Tutu de Miles Davis, que presta uma homenagem ao Bispo africano Desmond Tutu, que ganhou um Prêmio Nobel da Paz pela sua luta contra o apartheid. A banda também irá apresentar ao público temas de artistas brasileiros como João Donato e Dorival Caymmi, além de composições próprias como Patinete Rame-rame, de Letieres Leite, e o ijexá Ostinato, de Dom Lula Nascimento.
Fonte : CarnAxE in Pelourinho Cultural - Março 2010
www.carnaxe.com.br |