Estilo musical que se transformou em instrumento de testemunho e protesto para muitos jovens da periferia do Brasil, o rap tomará conta do Centro Histórico de Salvador nesta sexta-feira, 1º de outubro, e sábado, 02. É que o Largo Pedro Archanjo será palco da etapa baiana do Rap Popular Brasileiro (RPB). Realizado pela Central Única de Favelas (CUFA), o evento, considerado o maior festival nacional do ritmo, tem como principal objetivo revelar novos talentos e incentivar o desenvolvimento e difusão do rap. As apresentações terão início às 19h e fazem parte da agenda do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O festival contará ainda com as participações especiais das bandas Nova Saga, Grupo Versu2, Outra Vidda, RAP e DJ Jarrão.
Em sua segunda edição, o RPB vem acontecendo em todos os estados do país, além do Distrito Federal. Os vencedores de cada estado irão disputar a grande final no Ceará no dia 16 de outubro. Na Bahia, 22 grupos e artistas-solo estarão na disputa pelo primeiro lugar. Mais: quem for ao Pelô, além de assistir às apresentações dos novos talentos, poderá conferir também intervenções de break e grafite. “Além de revelar novos artistas, o festival prestigia as matrizes culturais de base negra e de periferia, abrindo, com isso, espaço para novos grupos e performances”, explica o coordenador de cultura da CUFA e produtor do RPB, André Coscarque.
De acordo com o coordenador, o ineditismo da música que será apresentada foi o principal pré-requisito para participar do evento. Entre os critérios de avaliação, estão a letra e habilidade musical, a presença no palco e a interatividade com o público. “Esse é o único festival da Bahia que possibilita a esses artistas divulgarem seu trabalho, mostrando que é possível vencer e conquistar mais espaços”, revela. “A maioria nunca tocou em um ambiente com esse porte, o que dá prestígio tanto para a CUFA quanto para essas pessoas que participam do evento”.
Além do festival do RPB, a Central Única de Favelas (CUFA) vem desenvolvendo diversos projetos em parceria com o programa Pelourinho Cultural. Um deles é o Dia do Jazz no Pelô. Desde julho, a improvisação, a mistura e o ritmo contagiante tão característicos do jazz têm tido lugar no Largo Pedro Archanjo. O evento, realizado pelo Coletivo de Música da CUFA Itapuã, acontece mensalmente e, em outubro, terá duas edições.
01 e 02.10 - 19h - Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA
Fonte : Pelourinho Cultural - Outubro 2010
volta | contato |