carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Pelourinho será palco da etapa baiana do RPB
pelourinho cultural
Pelourinho será palco da etapa baiana do RPB, maior festival de novos talentos do rap no país

Estilo musical que se transformou em instrumento de testemunho e protesto para muitos jovens da periferia do Brasil, o rap tomará conta do Centro Histórico de Salvador nesta sexta-feira, 1º de outubro, e sábado, 02. É que o Largo Pedro Archanjo será palco da etapa baiana do Rap Popular Brasileiro (RPB). Realizado pela Central Única de Favelas (CUFA), o evento, considerado o maior festival nacional do ritmo, tem como principal objetivo revelar novos talentos e incentivar o desenvolvimento e difusão do rap. As apresentações terão início às 19h e fazem parte da agenda do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O festival contará ainda com as participações especiais das bandas Nova Saga, Grupo Versu2, Outra Vidda, RAP e DJ Jarrão.
Em sua segunda edição, o RPB vem acontecendo em todos os estados do país, além do Distrito Federal. Os vencedores de cada estado irão disputar a grande final no Ceará no dia 16 de outubro. Na Bahia, 22 grupos e artistas-solo estarão na disputa pelo primeiro lugar. Mais: quem for ao Pelô, além de assistir às apresentações dos novos talentos, poderá conferir também intervenções de break e grafite. “Além de revelar novos artistas, o festival prestigia as matrizes culturais de base negra e de periferia, abrindo, com isso, espaço para novos grupos e performances”, explica o coordenador de cultura da CUFA e produtor do RPB, André Coscarque. De acordo com o coordenador, o ineditismo da música que será apresentada foi o principal pré-requisito para participar do evento. Entre os critérios de avaliação, estão a letra e habilidade musical, a presença no palco e a interatividade com o público. “Esse é o único festival da Bahia que possibilita a esses artistas divulgarem seu trabalho, mostrando que é possível vencer e conquistar mais espaços”, revela. “A maioria nunca tocou em um ambiente com esse porte, o que dá prestígio tanto para a CUFA quanto para essas pessoas que participam do evento”.
Além do festival do RPB, a Central Única de Favelas (CUFA) vem desenvolvendo diversos projetos em parceria com o programa Pelourinho Cultural. Um deles é o Dia do Jazz no Pelô. Desde julho, a improvisação, a mistura e o ritmo contagiante tão característicos do jazz têm tido lugar no Largo Pedro Archanjo. O evento, realizado pelo Coletivo de Música da CUFA Itapuã, acontece mensalmente e, em outubro, terá duas edições.
01 e 02.10 - 19h - Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA

Fonte : Pelourinho Cultural - Outubro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br