carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


  Bastidores da Folia

      


QUANDO ?

  07, 14, 21 e 28 de outubro 2010

LOCAL

  Largo Tereza Batista - 20h
  Pelourinho, Salvador BA

Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : CarnAxE


"Eu porque sou percussivo" de Orlando Costa
Programação dentro da segunda edição do Projeto Tô no Pelô


Todas as quintas-feiras de outubro, às 21h, o badalado instrumentista Orlando Costa, que toca com grandes artistas da MPB e com nomes internacionais, levará ao Largo Tereza Batista o show "Eu porque sou percussivo".
Nele, o músico montará uma verdadeira balada percussiva com o acervo de instrumentos pinçados em vários lugares do mundo. No repertório dançante, o artista contará com composições próprias, como Clara, em homenagem a sua filha de 9 anos e Sim, em parceria com Alex Mesquita, além de músicas de Milton Nascimento, Sting, Tito Puentes e do indiano radicado em Londres, Finley Quaye.
Orlando, que atualmente toca com Jorge Vercilo, subirá ao palco acompanhado por Alex Mesquita (guitarra), Marcelo Galtner (teclado), André Becker (sax), Ldson Galter (Baixo), Tito Oliveira (sax), Felipe Alexandre, Binho Cunha e Gilvan Oliveira (percussão). Luan, o filho de 16 anos, faz participação no show, já mostrando que a percussão corre nas veias. Com carreira iniciada há 22 anos, o músico conta com trabalhos ao lado de nomes como Marisa Monte, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, João Bosco, Ivan Lins, Jerel Lamar, Carlinhos Brown e Martinália. Entre os conterrâneos, Orlando gravou álbuns com Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Banda Eva e Banda Mel (da qual foi integrante desde o início), entre outros. Estréia dia 07 de outubro dentro da programação da segunda edição do Projeto Tô no Pelô. Evento Gratuito.

TRAJETÓRIA HISTÓRICA
O interesse pelo ritmo entrou na vida do percussionista através do gosto religioso do pai, sobretudo pela lavagem do Bonfim. “Meu pai gosta muito dessa festa. Ele alugava uma barraca e eu ia e ficava olhando. Meu primeiro contato com o tambor foi na lavagem. Meu pai tocava por hobbie, mas eu comecei a tocar profissionalmente”. A partir daí, Costa decidiu aprimorar-se na arte da percussão.
Logo no início, sua carreira encontrou terreno fértil na Banda Mel. Com o crescimento da fama e reconhecimento do público pelo seu talento, decidiu participar de trabalhos conjuntos com grandes nomes da música brasileira. Dentre os quais, Marisa Monte, Ney Matogrosso, Carlinhos Brown, Caetano Veloso e Zélia Duncan. O percussionista revela que a partir da primeira colaboração com um artista famoso as oportunidades apareceram. “Eu toquei primeiro na Banda Mel. Assim, outros trabalhos surgiram e eu fui tocar para a Marisa Monte. Com isso surgiu a necessidade de mudar para o Rio”. Essa mudança de cidade lhe deu a chance de contribuir com a música brasileira a nível nacional, fato que resultou recentemente na colaboração de Orlando Costa com o trabalho do cantor e compositor Jorge Vercillo.
Mesmo com todas as contribuições junto ao trabalho de outros artistas, o ápice de sua carreira ainda estaria por vir, através do lançamento do seu primeiro álbum solo: o Disco de Tambor. “O trabalho em estúdio está focado para o tambor, para a composição. O CD já está saindo, e eu pretendo [lançá-lo] em dezembro”. Umas das principais composições do artista é a música Clara, feita especialmente para a sua filha. A música remete a uma canção de dormir, e é muito serena.

COMENTÁRIOS DA FOLIA
07.10 - Os tambores mundiais do percussionista baiano agitaram o Pelô

www.carnaxe.com.br