carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


  Bastidores da Folia

      




QUANDO ?

  16, 23, 30 de outubro 2010
  06 de novembro 2010 - 21h

LOCAL

  Largo Quincas Berro D´água - 20h
  Pelourinho, Salvador BA

Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : CarnAxE


Lui Muritiba anima o Centro Histórico
Programação dentro da 2ª edição do Projeto Tô no Pelô


Uma forma de homenagear a música e a literatura brasileira. É assim que o cantor, compositor e instrumentista do recôncavo baiano, Lui Muritiba, define o show que apresentará nas noites de sábado no Largo Quincas Berro D´água a partir do dia 16 de outubro.
No show "Romances e Canções", o artista faz uma leitura de romances consagrados da literatura brasileira por meio da música, com composições suas ou de artistas da MPB.
Assim, para homenagear Gabriela Cravo e Canela, do baiano Jorge Amado, Lui trará a canção Alegre Menina (Dori Caymmi/Jorge Amado); para O Bem Amado, de Dias Gomes, a canção O Bem Amado (Toquinho/Vinícius de Moraes). Em sua segunda edição, o projeto terá, a cada apresentação, participação especial de Amanda Santiago, Edil Pacheco, Walter Queiroz e Danilo Caymmi. Evento gratuíto.

COMENTÁRIOS DA FOLIA
- Lui dividiu palco com Danilo Caymmi e Walter Queiroz

TRAJETÓRIA HISTÓRICA
Lui Muritiba começou sua carreira participando de festivais intercolegiais, fazendo vários shows no interior e fora do Estado. Na estrada desde 1978, o cantor e compositor já conquistou diversos prêmios e brilhou no carnaval de Salvador. Buscando outros caminhos na carreira, mudou-se para Minas Gerais, criando as trilhas sonoras de espetáculos teatrais encenados pelo grupo Caro como: O Grande Mentecapto de Fernando Sabino e Capitães de Areia de Jorge Amado, que obteve sucesso em várias capitais do Brasil, e também no Paraguai e na Argentina.

PROJETO
Esse é o segundo ano do projeto sempre com sucesso de público. Na primeira versão, em 2007, o show no teatro Jorge Amado resultou no CD “Romances e Canções”, composto por 14 músicas do Lui e parceiros. Nesta segunda temporada o compositor já levou aos palcos convidados como a filha Amanda, ex banda Timbalada, Edil Pacheco e Walter Queiroz. A proposta do projeto é resgatar criações musicais que se fundamentaram em enredos, personagens e até mesmo autores para imortalizar a literatura brasileira através de versos e melodias. O objetivo é divulgar as grandes obras da literatura brasileira aos estudantes do ensino médio, incentivando-os à leitura, através da apresentação de música. Entre as canções associadas às obras literárias estão: O Bem Amado de Toquinho e Vinícius de Moraes, baseada na obra homônima de Dias Gomes, Alegre Menina de Dorival Caymmi e Jorge Amado, baseada no livro Gabriela Cravo e Canela de Jorge Amado; e Arribação de Lui Muritiba e São Leão, baseada na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

www.carnaxe.com.br