carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Festival Reggae do Pelô traz atração internacional
pelourinho cultural
O projeto é uma realização da ACNF (Associação Cultural Nova Flor) e da Putzgrillo! Produções


No próximo domingo, 31 de outubro, às 18h30, dentro do projeto Festival de Reggae do Pelô 2010, se apresenta em Salvador o cantor e compositor Arkaingelle. Nascido na Guiana Inglesa, ele é considerado pela crítica especializada como “um artista original e de excepcional linhagem dentro do reggae”. O Festival do Reggae do Pelô faz parte da agenda Tô no Pelô do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Tratado como uma das grandes surpresas do reggae atual, ele faz seu segundo show na capital baiana este ano. Suas apresentações são marcadas por ações e diálogos que visam despertar o público para as injustiças sociais. Arkaingelle é a terceira atração da grade do Festival do Reggae do Pelô, mas a primeira de ordem internacional. Os ingressos custam R$5,00.
Arkaingelle divide espaço com artistas de renome internacional, a exemplo de Midnite, Bambu Station, Iba, Army, Nyiorah e Ras Attitude, todos vindos da efervescente cena musical da Califórnia e das Ilhas Virgens Americanas. Há um tempo deixou de ser mera promessa, ocupando hoje um espaço de respeito no cenário mundial. Uma das principais características da sua performance é a tenacidade da sua voz, tida como um elemento que o diferencia da maioria dos músicos do gênero. Outro aspecto importante de suas canções é a sintonia perfeita existente entre a perspectiva musical afro-caribenha que transmite, dotada de grande espiritualidade, e a energia que provém do seu vocal, conhecido como pós-rastafári.
Seu primeiro trabalho comercial surgiu há apenas dois anos, mas o artista já possui vasta experiência através de parcerias com grandes nomes do reggae: Yami Bolo, Lutan Fyah, Prezident Brown, Ras Attitude, Wadi Gad, Bambu Station, Malika Madremana, The Lambsbread, LuvFyah e Blaak Lung, com quem fez participações em composições, singles e turnês pelos Estados Unidos (produzido pela Lustre Kings, Zion High e Fantastic). Após passar vários anos no cenário alternativo do reggae californiano, o cantor enfim gravou seu primeiro disco, o álbum O’ Pen, produzido por Batch e Blaak Lung e lançado em 2008. Neste trabalho, Arkaingelle traz mensagens elevadoras e conscientes, tendo como fundo harmonias e instrumentais inspiradores. As melodias são alegres, leves, e promovem sentimentos de satisfação, intensa meditação e vibrações sônicas.
Em seu disco de estreia, Arkaingelle traz um conteúdo sólido e determinante sobre a história humana, falando dos tempos de escravidão e da conquista da liberdade, como em Rememba. Ele também procura denunciar a corrupção e a injustiça, bradando cânticos e palavras de ordem em Burn, Attacking e faz o mesmo na própria faixa-título, O’ Pen. O trabalho tem como essência o reggae de raiz, mas é moderno e consegue fazer essa junção de estilos sem perder qualidade. Muito deste primeiro disco será executado durante o show do próximo domingo. “É uma excelente oportunidade para o público soteropolitano descobrir um artista novo, que tem um estilo muito próprio, criatividade à flor da pele, e que valoriza a história de paz e consciência construída pelo reggae ao redor do mundo”, declara Sidney Rocha, organizador do Festival de Reggae do Pelô 2010.
O projeto é uma realização da ACNF (Associação Cultural Nova Flor) e da Putzgrillo! Produções e contou com o apoio financeiro do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia), Fundo de Cultura e Governo do Estado da Bahia.

Fonte : Pelourinho Cultural - Outubro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br