carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Grande Micareta de Portão 2010
bastidores da folia
Micareta de Portão abre ciclo de festas de Lauro de Freitas


Com a expectativa de público de 30 mil pessoas, a tradicional Festa de Portão abre o ciclo de eventos populares de Lauro de Freitas, neste final de semana, de sexta-feira a domingo (dias 15 e 17 de outubro).
Bankoma, Pagodart, O Troco e Gruv Gueto são algumas das atrações que desfilam nos 3 km da Santo Antônio, rua principal do bairro. Dezenove trios e oito blocos garantem a animação. Realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), com apoio da Associação de blocos e Trios, a festa começa, na sexta, 15, às 19h, com o desfile dos blocos Bankoma, Pé de Samba, Os Sungas e o HEEA.
No sábado, 16, a programação será iniciada às 16h, com as blocos mirins, Trio Hip Hop 2, e Mirim, com a Banda Pank. A noite, vão desfilar os blocos tradicionais como “Xoxota”, Furacão e as Pirigosas. No domingo, 17, a programação começa cedo, às 9h, com o tradicional cortejo, que sai da Rua Queira Deus e segue até a Igreja de Santo Antônio.
De acordo com o Secretario Antônio Lírio, será montada uma grande estrutura para dar tranqüilidade à população. O presidente da Associação de Blocos e Trios, Luiz Cláudio da Cruz Santana disse que a festa é um grande momento para o bairro. “Os blocos e os artistas locais mostram o que Portão tem de bom. Temos um povo pacífico, vivemos em um bairro tranqüilo e os moradores e comerciantes ainda lucram com o evento”. Cláudio ressalta que em 23 anos, a festa de Portão tem grande repercussão e se tornou tradicional no calendário dos eventos populares da Bahia.
O presidente de um dos blocos mais antigos, o Xoxota, que completa 15 anos, Claudinei Santana da Cruz disse que tudo começou com uma brincadeira. “Este ano vamos entrar na avenida com o tema de “Debutantes”. Iniciamos com uma brincadeira, nos vestindo de mulher, e hoje já somos mais de 600 pessoas”, completa.

TRAJETÓRIA HISTÓRICA
Realizada há 30 anos, a parte mais tradicional, a Lavagem de Portão, deu origem à festa atual. Reúne baianas, capoeiristas e comunidade, que desfilam ao som dos tambores do Bankoma e dos grupos culturais. A Lavagem foi idealizada por três moradores antigos do bairro. Um desde fundadores é Valmir Pereira dos Santos, 59 anos, atual presidente da Associação de Moradores do Bairro. “Hoje, temos 30 anos de lavagem e 23 anos com a participação dos blocos e trios. Só temos que comemorar!

Fonte : Prefeitura Municipal de Lauro Freitas - 15 Outubro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br