carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Expo Expandida levará arte visual digital para as ruas do Pelourinho
pelourinho cultural
A Expo Expandida é resultado de pesquisa de Bárbara, que trabalha com arte digital há 15 anos.


A partir do dia 09 de setembro, as ruas do Centro Histórico de Salvador se transformarão em um grande suporte para a arte visual digital com o início da EXPO_EXPANDIDA, uma exposição de 89 imagens que serão editadas ao vivo pela artista visual baiana Bárbara Tércia. A proposta, que acontecerá todas as quintas-feiras até o dia 11 de novembro, sempre a partir das 19h, faz parte da agenda Tô no Pelô, do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. “O evento tem a ideia de expandir, por isso o nome ‘expandida’, uma exposição que normalmente aconteceria dentro de uma galeria ou museu para a rua”, diz Bárbara. A artista estará posicionada ora no chão ora nas sacadas dos antigos casarões junto com os equipamentos que projetarão as imagens. De acordo com ela, as pedras, sua textura e toda a história e símbolos relacionados serão parte integrante da obra. “As pessoas verão no chão as imagens sendo trabalhadas por mim no computador e, ainda assim, vão poder passar pelas ruas, pelo meio delas, interferir e interagir de qualquer maneira”, completa.
A Expo Expandida é resultado de pesquisa de Bárbara, que trabalha com arte digital há 15 anos. Seu interesse pela área surgiu com a contribuição do professor Juarez Paraíso na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pelas ruas do Pelourinho, serão projetadas imagens de cinco séries da artista intituladas Afrodites da Bahia, Dionísios da Bahia, Ponte_ancestral, Pão de Carnaval e Pressente. “São pesquisas relacionadas a Salvador. As séries Afrodites e Dionísios, por exemplo, representam a exaltação do corpo no Carnaval, com desenhos de homens e mulheres. Já Pão são imagens por meio das quais falo dos trabalhadores de rua, cordeiros, policiais, vendedores de cafezinho, ambulantes, entre outros, que ganham a vida na festa. Em Ponte, faço uma ligação da festa de Yemanjá com o Centro Histórico”, explica a artista.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui

INTERVENÇÃO
Com duração de duas horas, as ações de intervenção urbana acontecerão em dez locais do Centro Histórico. A primeira acontecerá no Largo do Pelourinho, com a série Afrodite. Depois, sempre às quintas-feiras, a exposição seguirá no Cruzeiro de São Francisco, Ladeira do Carmo, Largo do Carmo e nas ruas Alfredo de Brito, João de Deus, Gregório de Mattos, das Laranjeiras, do Passo e J. Castro Rabelo. Uma dos destaques da exposição é que quatro monitores estarão no local informando ao público a respeito do projeto e disponibilizarão, por meio de aparelhos celulares com tecnologia bluetooth, as matrizes que compõem as cinco séries para download gratuito. “Quem tiver interesse em obter a imagem que está sendo trabalhada ali no Pelourinho, pode chegar com seu celular, notebook ou palm e fazer a transferência de forma gratuita”, revela Bárbara Tércia.
Sempre um dia antes de cada ação, a artista realizará, pela manhã, encontros abertos ao público na Escola Estadual Azevedo Fernandes, localizada no Largo do Pelourinho. A exposição será disponibilizada no site www.barbaratercia.com. No local, será possível ter acesso a todas as imagens além de poder acompanhar, por meio do blog, todo o processo de criação e produção da série que será exposta no dia seguinte.

ARTE E PATRIMÔNIO
Além de evocar a cidade por meio de seus símbolos e tradições, a EXPO_EXPANDIDA faz um diálogo direto com o Centro Histórico na sua perspectiva de patrimônio. Seja criando uma relação diferente com as ruas, seja provocando outro olhar dos moradores e transeuntes. Para a artista, “o projeto pode evocar a vocação natural do Pelourinho de ser um espaço artístico, mas também de preservar manutenção e ocupação do patrimônio histórico em diálogo com os modos de vida desse tempo”. Mais do que ver as obras simplesmente, os espectadores farão parte dela, da mesma forma que se relacionam com as ruas e casarios.

Fonte : Pelourinho Cultural - setembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br