carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Sambista carioca irá se apresentar pela primeira vez na Bahia
pelourinho cultural
Com o evento, o Programa Pelourinho Cultural segue o trabalho iniciado em 2007, promovendo o acesso gratuito a diversos shows no Pelourinho com atrações nacionais, internacionais e locais.


O Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, dando seguimento à proposta de aproximar o público soteropolitano a nomes expoentes da música nacional, trará pela primeira vez a Salvador uma das grandes descobertas do samba carioca dos últimos anos. A atração será a cantora, compositora e instrumentista Ana Costa, que subirá ao palco do Largo Tereza Batista na sexta-feira, dia 17 de setembro, a partir das 20h. Para completar a festa, a baiana Alê Kali também levará o seu samba ao Largo, abrindo a noite musical. No Pelourinho, Ana Costa irá apresentar as canções do seu mais recente CD, Novos Alvos, lançado em 2009 pela gravadora Zambo Discos e posteriormente relançado pela Biscoito Fino. Sobre o novo trabalho, a cantora afirma ter conseguido passear por outros ritmos sem perder a cadência do samba, que já lhe rendeu tantas conquistas. “Todas as músicas do CD têm um pandeiro e uma sonoridade do samba carioca. Mas eu consegui com esse disco fazer MPB e pop sem me descaracterizar”, diz. Novos Alvos conta ainda com as participações especiais de Martinho da Vila, Moska, Leila Pinheiro e Osvaldo Cavalo.
Ana, que se considera uma carioca da gema autêntica, afirma também estar muito feliz com a apresentação em Salvador. “Só havia estado em Salvador antes quando eu tocava com a Mart’nália, em uma turnê pelo projeto Pixinguinha. Conheço pouco de Salvador, mas as minhas expectativas para esse show são as melhores possíveis” afirma. Ana Costa começou sua trajetória musical em 1990, e no samba em 1994, quando participou do grupo Couer Sambá, formado pelos filhos de Martinho da Vila. Em 1996, Ana ingressou no grupo de samba Roda de Saia (mais tarde denominado O Roda), do qual fez parte por onze anos. Em 2006, a cantora foi eleita revelação no 5º Prêmio Rival Petrobrás de Música. No ano seguinte, a artista foi indicada como melhor cantora de samba e melhor cantora no voto popular na 5ª edição do Prêmio TIM de Música, além de ter interpretado a canção Viva Essa Energia na abertura dos jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro ao lado de Arnaldo Antunes.
Em 2009, Ana emplacou o sucesso Almas Gêmeas na novela Tempos Modernos, da Rede Globo, e recentemente esteve em duas gravações pela mesma emissora: o show beneficente para o projeto Criança Esperança e o programa Som Brasil em homenagem a Toquinho. Além disso, a cantora foi uma das convidadas a homenagear Dona Ivone Lara na 21ª edição do Prêmio da Música Brasileira.

ALÊ KALI
Para abrir a noite do samba no Pelourinho subirá ao palco a cantora Alê Kali, que preparou um repertório especial para o seu show, denominado Simbalando. A cantora promete apresentar ao público várias vertentes do samba, como samba-reggae, samba-rock e samba de roda, dentre outros. A pesquisa do ritmo popular brasileiro é característica marcante durante a trajetória musical de 15 anos da artista, que teve início no próprio Pelourinho, quando ela tocou ao lado do baixista Luciano Calazans. “O Pelourinho é uma grande referência cultural local e um catalisador da música de raiz africana”, afirma Alê Kali. Baiana radicada em Curitiba, Alê iniciou sua carreira em 1995, fortemente influenciada pelo samba e bossa nova. Atualmente, desenvolve um trabalho de valorização dos ritmos de fortes raízes étnicas.
Com o evento, o Programa Pelourinho Cultural segue o trabalho iniciado em 2007, promovendo o acesso gratuito a diversos shows no Pelourinho com atrações nacionais, internacionais e locais.

Fonte : Pelourinho Cultural - 06 setembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br