carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Festival de Reggae do Pelô 2010 celebrará a paz e a harmonia em quatro domingos
pelourinho cultural
Pelourinho será palco de Festival de Reggae durante os próximos meses


O Festival de Reggae do Pelô 2010 vai promover um encontro de paz e celebração de música e atitude rastafári, a partir deste domingo, dia 26 de setembro, no Largo Tereza Batista. Realizado pela Associação Nova Flor e empresa Putzgrillo! Assessoria em Cultura, o projeto foi contemplado no edital Tô no Pelô - Apoio à Dinamização Artístico Cultural do Pelourinho (Categoria Ocupação de Largos), promovido pelo Instituto Patrimônio Artístico e Cultural, Pelourinho Cultural, Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Durante a abertura no domingo, o festival contará com a apresentação da banda baiana Kebra Nagast, a partir das 18h30. A difusão dos ideais da cultura rastafári, mostrando ao público bandas que primam pela valorização do ser humano através da música é o principal objetivo do evento. De acordo com Ras Sidney Rocha, coordenador do projeto e integrante da banda Kebra Nagast, “o festival visa colaborar para dar visibilidade aos princípios da cultura rastafári, valorizando os artistas da terra, mas também promovendo um intercâmbio com músicos de outros países”. Com seis anos de estrada, o grupo irá apresentar no evento o show Desmistificação, nome do seu primeiro CD - uma coletânea das principais canções, que intuem à reflexão acerca dos valores rasta. Natural de Salvador, a banda interpreta covers de canções dos ícones do reggae mundial, a exemplo de Bob Marley, Peter Tosh e Alpha Blondy, além de uma variedade de composições próprias. O grupo é formado por Edson (vocal), Garimpeiro (bateria), Everaldo Lima (baixo elétrico), Jó (guitarra-base), Daniel Miranda (guitarra solo) e Ras Sidney Rocha (percussionista).

REGGAE e PELOURINHO
Toda a memória histórica do Pelourinho faz com que ele seja um palco perfeito para o reggae, gênero musical que prega a paz, a harmonia e a defesa dos direitos, mas também reflete a história e a resistência do povo negro. Durante o Festival, o Pelourinho será palco para celebração da cultura rastafári, mas também de valorização de valores positivos e da própria cultura negra. A parceria do Programa Pelourinho Cultural com a cena reggae de Salvador já existe desde 2007, numa busca constante por espaço e visibilidade a essa expressão cultural e musical. Para Ras Ednaldo Sá, produtor musical da cena reggae, o Pelourinho sempre esteve ligado à história do movimento na cidade, seja abrigando eventos e shows, seja abrindo espaço para expressão desse gênero, de grande influência na musicalidade baiana. “As parcerias que viemos desenvolvendo com o Pelourinho Cultural contribuíram e muito para apoiar diversos artistas do reggae, que não encontravam espaço em outros locais da cidade. É importante pensar que fortalecer o reggae vai muito além da música, mas os valores e a própria comunidade local. Depois de anos de luta, hoje a Comunidade da Rocinha, de grande presença rastafári consegue ter um diálogo positivo com a Secretaria de Cultura e caminhar para construção das melhorias que desejávamos”, revela o artista.
O Festival de Reggae do Pelô terá ainda mais três apresentações até o final do ano, divididas entre os meses de outubro e novembro. Para 17 de outubro já está confirmado o show da banda Red Meditation, grupo formado em Salvador no ano de 2001 por iniciativa do cantor Ras Popó Ites e da cantora norte-americana Sistah Molly Rose. No dia 31 de outubro se apresentará Arkaingelle, da Guiana Inglesa, e em 12 de novembro, noite do encerramento, o jamaicano Messenjah Selah. Para os shows de atrações internacionais será cobrado ingresso no valor de R$5,00 (inteira).

Fonte : Pelourinho Cultural - setembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br