carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Nova temporada de apresentações artísticas no Centro Histórico de Salvador
pelourinho cultural
Mariene de Castro, Bitgabott, Diamba, Juliana Ribeiro, Cascadura entre outras atrações movimentarão o Pelourinho até 2011. Projetos foram selecionados através do edital “Tô no Pelô” que chega a sua segunda edição.


A partir de setembro de 2010, a programação do Pelourinho vai ganhar novos ares com o início das atividades dos 29 selecionados na segunda edição do Edital ‘Tô no Pelô’, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Desde a sua primeira edição, lançada em 2008, o Edital tem garantido a diversidade da programação e shows do Pelourinho Cultural. Além de dinamizar a vida artística e cultural do Centro Histórico de Salvador, o conjunto de ações também contempla ações de cidadania, por meio de três projetos a serem realizados por organizações não-governamentais e com foco voltado para a juventude. Assim como na primeira edição, cerca de R$ 2,4 milhões são investidos no programa, que visa à dinamização e revitalização de espaços artístico-culturais na região, de forma democrática e aberta, além de garantir uma programação extremamente diversa. O edital ‘Tô no Pelô’ teve 119 projetos inscritos por produtores culturais locais, com o propósito de ocupar esses espaços, com diferentes expressões artísticas e culturais. As categorias incluem ‘Cultura e Cidadania’, ‘Intervenções Urbanas’ e ‘Ocupação de Praças e Largos’. A programação artístico-cultural do Pelourinho está garantida até o início de 2011.

ACESSO À CULTURA
A coordenadora do programa Pelourinho Cultural/IPAC, Ivanna Soutto, acredita que ambas as edições do “Tô no Pelô” contribuem tanto para o fortalecimento e criação de oportunidades para a classe artística, quanto para a dinamização do bairro e oferta de atividades culturais e de cidadania para a população. “Os editais Tô no Pelô chegaram em excelente hora para os artistas e produtores que criam projetos para estes espaços. Os projetos selecionados em 2008 dialogaram com a programação do Pelourinho Cultural, e foram responsáveis por trazer um público que acabava aproveitando toda a programação. A expectativa para os novos selecionados é que façam projetos com qualidade e que estejam em harmonia com o patrimônio edificado aqui existente”, acrescenta a gestora.Para a Coordenadora Geral do Escritório de Referência do Centro Antigo, Beatriz Lima, "o edital Tô no Pelô está alinhado com o desenvolvimento sustentável do Centro Antigo, convergindo com as proposições do Plano de Reabilitação, que busca incentivar e apoiar o desenvolvimento de atividades culturais permanentes no Centro Histórico, em especial, com o fortalecimento dos grupos locais". O Plano foi construído ao longo de dois anos e meio com 600 representações da sociedade civil e deve ser completamente implantado até 2014. O conjunto de ações de Salvador tem o objetivo de preservar e valorizar o patrimônio cultural, impulsionar as atividades econômicas e culturais da região e propicia

NOVOS PROJETOS
Entre os novos projetos aprovados na nova edição do “Tô no Pelô” estão a música de Mariene de Castro, o Festival de Reggae do Pelô, o Encontro de Sanfoneiros de 8 Baixos, O Lido e o Cantado com Val Macambira, Cantando com Compositores entre outras ações. Já nas artes visuais, o projeto Expo Expandida prevê uma série de intervenções urbanas na ruas do Pelourinho, projetando obras que dialogam com elementos da cultura baiana. “As pessoas verão no chão as imagens sendo trabalhadas por mim no computador e, ainda assim, vão poder passar pelas ruas, pelo meio delas, interferir e interagir de qualquer maneira”, completa Bárbara Tercia, artista visual e designer. Na dança, o projeto Curta Dança às Seis trará movimento e expressão às ruas do Pelourinho. A cantora e pesquisadora do samba Juliana Ribeiro foi uma das proponentes com proposta aprovada pelo edital “Tô no Pelô”. O Cantando com os Compositores vai propiciar que o público conheça de perto os mestres da música baiana, criadores de muitas canções imortais. “A intenção é homenagear o cancioneiro popular da Bahia, valorizando o lugar dos compositores, muitos deles pouco lembrados pelo público, que conhece suas músicas, mas não sabe quem as fez”, revela Juliana Ribeiro. “O edital propiciará a realização do projeto e uma bilheteria quase gratuita para os shows, com ingressos trocados por um pacote de leite em pó”, acrescenta a cantora.
O público poderá aguardar por uma primavera e verão de programação cultural e artística intensa, cerca de 100 apresentações nas mais variadas linguagens, além de atividades que promovem cidadania e acesso à cultura.

Fonte : Pelourinho Cultural - setembro 2010

volta | contato

www.carnaxe.com.br