carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


  Bastidores da Folia

      



Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : CarnAxE


Estréia Maior Musical Brasileiro
‘Orfeu’ volta aos palcos mais de 50 anos após sua estreia com direção de Aderbal Freire-Filho, Jaques Morelenbaum e Jaime Alem Musical com texto e letras de Vinicius de Moraes e músicas de Tom Jobim


Na noite de 25 de setembro de 1956, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro presenciou um impacto seguido de perto pelo nascimento de um clássico imediato. O impacto foi causado pelo elenco do Teatro Experimental do Negro – pela primeira vez um time de atores negros ocupava o palco do mais famoso teatro brasileiro. Orfeu da Conceição, obra-prima escrita por Vinicius de Moraes, com música de Tom Jobim e cenários de Oscar Niemeyer. Baseado no mito grego de Orfeu e Eurídice, o musical apesar de ter permanecido só por 10 dias em cartaz, foi muito bem recebido pela crítica da época e se tornou um marco do modernidade musical e teatral brasileira. Passados 54 anos daquela noite histórica, o espetáculo, rebatizado agora apenas de Orfeu, volta ao cartaz com produção de Gil Lopes, direção de Aderbal Freire-Filho, direção musical de Jaques Morelenbaum e Jaime Alem e um elenco formado por 16 atores negros acompanhados em cena por uma banda de sete músicos.

A estreia nacional será no dia 9 de setembro, no Canecão, Rio de Janeiro, para uma temporada de duas semanas. De lá, a montagem segue para São Paulo (HSBC Brasil, de 23 de setembro a 3 de outubro), Brasília (Teatro Nacional – Sala Villa-Lobos, de 08 a 10 de outubro), Goiânia (Teatro Rio Vermelho, 14 de outubro), Porto Alegre (Teatro do SESI, 22 e 23 de outubro) e Curitiba (Teatro Guaíra, 27 e 28 de outubro). O espetáculo é co-patrocinado pela CAIXA e apresentado pelas Loterias CAIXA.
O elenco principal do musical traz os nomes de Érico Bras (Orfeu), que também pode ser visto no filme Quincas Berro d’Água, do diretor Sérgio Machado, Aline Nepomuceno (Eurídice), atriz baiana que protagonizou a primeira e segunda temporadas da minissérie global Ó Paí, Ó, Jessica Barbosa (Mira), premiada com o troféu de atriz revelação em 2009 no Festival de Cinema Negro de São Paulo pelo filme Besouro e Wladimir Pinheiro, que estreou na televisão na minissérie Capitu, dirigido por Luiz Fernando Carvalho, e que no musical vive o personagem Poeta. Para dar a dimensão do talento de Érico Bras, de quem é amigo desde os tempos em que ambos integravam o Bando de Teatro Olodum, o ator Lázaro Ramos costuma dizer que “ainda bem que me descobriram antes, senão não teria mais espaço para mim”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
confira aqui

VIDEO
http://www.youtube.com/watch?v=YHFga7v1qVI
www.carnaxe.com.br