carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Salve a Cultura Popular baiana
pelourinho cultural
Pelourinho receberá diversas manifestações artísticas, palestras e experiências gastronômicas em homenagem à Cultura Popular da Bahia


A Semana da Cultura Popular marcará o início das atividades do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão criado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) com o objetivo de fomentar as múltiplas vertentes culturais que o estado possui. O primeiro dia da Semana, hoje (15/08) contará com uma programação intensa de manifestações, diálogos e gastronomia tipicamente baiana. A programação será oficialmente aberta por Arany Santana, coordenadora Geral do CCPI, às 15h, no Largo Pedro Archanjo, e logo depois o diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, ministrará palestra com o tema Diferenças entre Folclore e Cultura Popular. De Santo Amaro, o Samba Raízes de Santo Amaro, com a lendária Dona Nicinha, fará apresentação, às 16h30. A sambadeira herdou do marido Mestre Vavá, filho de escravo abolido, o propósito de não deixar morrer a cultura africana aqui na Bahia. Com esse objetivo, por meio do Macululê e Samba de Roda, 24 pessoas farão a festa. Para o filho de Dona Nicinha, Ailton Martins, presidente da Casa de Samba de Santo Amaro, é uma honra levar o samba santamarense para o Centro Histórico. “Trata-se de um dos maiores patrimônios do mundo, Patrimônio da Humanidade. A oportunidade de apresentar no Pelourinho é muito honrosa para nós”, pontua.

As festividades continuam na terça-feira, dia 16 de agosto, com oficinas e palestras sobre a Capoeira de Angola e Regional. O maior difusor da Capoeira Angola pós-Pastinha, Mestre Moraes, acredita que o espaço é uma oportunidade, um início importante, para colocar o estilo no lugar dele de direito. “A capoeira tem um significado importante no mundo e a Bahia é conhecida lá fora como a Meca da herança africana. Temos que de fato merecer este título”, afirma. O dia também será para diálogos sobre a, não menos famosa, Capoeira Regional. Esse momento será liderado pelo Mestre Nenel, às 15h30, e em seguida, a programação prevê a apresentação dos dois estilos simultaneamente.

DONA DALVA
Dona Dalva – Com seu Samba de Suerdieck, uma das sambadeiras mais famosas da Irmandade da Nossa Senhora da Boa Morte de Cachoeira, Dona Dalva, também dará sua contribuição de beleza e cultura às festividades da Semana de Cultura Popular. A serenidade e a energia da senhora de 83 anos, que é também cantora e compositora, poderão ser vistas na apresentação do grupo criado por ela mesma há cinco décadas. O samba, do tipo corrido e barravento (marca do Suerdieck), destaca-se pela alegria de seus integrantes. Sobre a apresentação, Dona Dalva só diz com simplicidade que “espera que dê tudo certo”. “Eu quero usar meu samba no Pelourinho para alegrar as pessoas. É para isso que a gente está indo lá, né?! Eu fico é muito agradecida pelo convite”, diz. O Samba de Suerdieck será a primeira apresentação do dia, às 15h, seguida pela Chegança Feminina de Arembepe, às 16h, e terá como mestre de cerimônias a cantora Clécia Queiroz.

Na programação, estão previstas ainda apresentações da Boiada Multicor, Bonecões Mamulengos, Grupo Eterna Juventude, Grupos “Os Coroas”, “A Dança do Côco”, “Cangaceiros” e as “Ciganas”, na quinta-feira (18/08), é dia das Caretas, Mandus e Bombaixos de Acupe.A programação será fechada com um cortejo artístico que reunirá diversas manifestações que poderão vistas pelas ruas do Pelourinho.

SEMANA DA CULTURA BAIANA
programação completa
confira aqui


Fonte : Pelourinho Culrural - 16 de agosto 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br