carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Margareth Menezes canta na Marcha das Margaridas 2011
bastidores da folia
Brasília vai se render a animação com a cantora baiana


Na próxima terça-feira (16), a partir das 20h30, a cantora Margareth Menezes estará presente, pela primeira vez, na Marcha das Margaridas, maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais da América Latina. A cantora realiza show, ao final do primeiro dia de evento, para um público estimado em 50 mil pessoas, no Pavilhão Expobrasília (Parque da Cidade), em Brasília. Entre as músicas do repertório, a artista irá interpretar seus grandes sucessos, como Saudação ao Caboclo (Selei, Selei), Dandalunda, Toté, Faraó, Elegibô, além da canção O Canto das Margaridas. A música é tocada durante a caminhada realizada pelas mulheres até a Esplanada dos Ministérios e em todas as atividades preparatórias da Marcha nos 27 estados brasileiros. “Esse ano nós quisemos inovar e colocar uma nova voz para a música. O nome de Margareth Menezes foi sugerido pela sua voz forte, por ser uma mulher negra e por ser um ícone importantíssimo da música brasileira”, ressalta Leyde Alves Pedroso, assessora da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag, organizadora do evento.
A Marcha das Margaridas acontece a cada quatro anos, sempre no mês de agosto, em memória ao assassinato da líder sindical Margarida Alves, morta com um tiro no rosto no dia 12 de agosto de 1983 no município de Alagoa Grande (PB). A data, depois do acontecido, ficou marcada como o Dia Nacional de Luta contra a Violência no Campo. “É um evento importante, que marca a resistência feminina diante da fome, pobreza e violência ainda comuns à vida no campo. Será um prazer entoar com elas este canto”, comentou Margareth.

AGENDA
Antes do show em Brasília, a cantora estará, domingo (14), no I Encontro Internacional Pan-Africano – Enipan. Ela se apresenta em praça pública, no palco do Festival Negro de Arte e Cultura – Fesneacult, evento paralelo que também contará com as presenças musicais da cantora sanfranciscana Izabel Nogueira, do grupo de reggae Dissidência e do Ilê Aiyê.

QUANDO : Dia 16 de agosto 2011 - TER - 20h30
ONDE : Pavilhão Expobrasília – Parque da Cidade – Plano Piloto - Brasília DF

LETRA – O CANTO DAS MARGARIDAS

Olha Brasília está florida
Estão chegando as decididas
Olha Brasília está florida
É o querer, é o querer das
Margaridas

Somos de todos os novelos
De todo tipo de cabelo
Grandes, miúdas, bem erguidas
Somos nós as Margaridas

Nós que vem sempre suando
Este Brasil alimentando
Tamos aqui para relembrar
Este país tem que mudar!

Olha Brasília está florida…

Água limpa sem privar
Sede de todos acalmar
Casa justa pra crescer,
Casa justa pra cerescer
Saúde antes de adoecer

Terra sadia pra lucrar
Canja na mesa no jantar
Um mínimo para se ter
Um mínimo para se ter
Direito à paz e o prazer

E dentro e fora punição
Pra quem abusa do bastão
Do ser patrão, do ser machão
Não pode não, não pode não
Não pode não, não pode não!

Olha Brasília está florida…

É o querer, é o querer das Margaridas!
É o querer, é o querer das Margaridas!



Fonte : CarnAxE - agosto 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br