carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Gerônimo se apresenta no Largo Pedro Archanjo
pelourinho cultural
Carnaval de Salvador - Bahia 2011


Um filho do Pelourinho volta a se apresentar no Largo Pedro Archanjo. Baiano da Ilha de Bom Jesus dos Pobres, Gerônimo se apresentará no dia 19 de fevereiro, a partir das 21h, show que faz parte da agenda do programa Pelourinho Cultural, ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). O show de Gerônimo será uma prévia do Carnaval, onde ele pretende levar, além da música, diversidade. “Estamos na porta do Carnaval e nada mais natural do que um repertório para essa festa tão popular”, disse Gerônimo e completou: “Fazer esse show no Pelourinho, onde me apresentei a vida toda é sempre uma honra”.
O cantor e compositor se confunde com a história da música na Bahia, e também com a vida frenética do Pelourinho, onde pode ser visto com frequência. Em suas composições como É d´Oxum, Agradecer e Abraçar, Jubiabá, Menino do Pelô dentre outras, Gerônimo revela todo o seu amor pela Bahia.? O artista representa a resistência da cultura baiana e afrobaiana no Brasil e no mundo.
Gerônimo teve formação eclética e começou tocando trompa e trompete na Filarmônica de Bom Jesus dos Pobres e percussão no Trio Elétrico de Dodô e Osmar. Nos anos 70, foi à Europa com o Balé Brasileiro da Bahia e mais tarde conheceu Moraes Moreira, Maurício Tapajós, Geraldo Azevedo e Joyce. Gravou um LP pela Polygram, mas as primeiras músicas que fizeram algum sucesso foram gravadas por outros intérpretes: "Dentro da Minha Cabeça", gravada pelo grupo A Cor do Som, e "Mensageiro da Alegria", por Diana Pequeno. Na década de 80, teve reconhecimento maior quando sua música "É D'Oxum" foi incluída na trilha da minissérie "Tenda dos Milagres", da TV Globo. Seu maior sucesso foi em 1987, com a música "Eu Sou Negão", bastante executada do Carnaval do mesmo ano e considerada um dos marcos iniciais do axé music. Evento gratuíto.

Quando : 19 de fevereiro 2011 - 21h
Onde: Largo Pedro Archanjo - Pelourinho - Salvador BA

Fonte : Pelourinho Cultural - fevereiro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br