carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Os tambores de pneus de Peu Meurray se apresentam no Pelô
pelourinho cultural
Folia e diversão no Centro Histórico de Salvador


Com toda sua irreverência artística, o músico, compositor e artista plástico Peu Meurray encantará quem for ao Largo Tereza Batista, no dia 23 de fevereiro, a partir das 21h. O artista se apresentará no show que faz parte da agenda do programa Pelourinho Cultural, ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).
Peu apresentará ao público do Centro Histórico o show Eletropneumática com música eletrônica e percussão. O cantor vê essa oportunidade como uma forma de contribuir culturalmente com a cidade através do Pelourinho. “O Pelô é um lugar que reúne pessoas que desejam conhecer boa música e é muito bom ser parte disso”, disse o compositor. É também através do Pelourinho que Peu Meurray fará parte da homenagem do Carnaval do Pelô à percussão. Nodia 03 de março, um show de abertura inédito homenageará a percussão através das figuras de Mestre Prego eNeguinho do Samba e Peu foi um dos percussionistas convidados. “Será um show inovador assim com a ideia do Pelourinho Cultural”, falou o artista.
A principal característica do trabalho de Peu Meurray são os tambores feitos com pneus gastos e retirados do lixo. Eles são reaproveitados, não só como tambores, mas como móveis, esculturas, caixas de som, cadeiras, puffs, mesas, camas e objetos de arte. Toda essa mobília pneumática adorna o Galpão Cheio de Assunto (localizado na Av. Djalma Dutra, na Sete Portas) que é o espaço cultural criado pelo artista para shows e onde pode realizar seu projeto sóciocultural ambiental com crianças e adolescentes carentes.
A fusão de instrumentos convencionais com os reciclados é uma característica de “orquestra inusitada”, além de realçar a preocupação ecológica do seu trabalho. “Pneu parado é lugar para dengue” completa Peu. O grupoTambores de Pneus, criado por ele, é inédito e explora cada centímetro de pneu de avião, carreta, trator, carro popular, Fórmula 1 e kart que são encontrados nas lixeiras. Através do seu belo trabalho que mistura reciclagem com música, criou-se uma banda autêntica, com foco nos ritmos percussivos, e que consegue dar vida e som à borracha, atribuindo-lhe função harmônica. O projeto atinge cerca de 1,5 mil crianças e adolescentes. Lá são realizadas oficinas culturais com teatro, artes plásticas, dança, música e cidadania. Alguns jovens fazem parte da banda Os Pneumáticos, que acompanha Peu, e outros já tocam profissionalmente.
Peu Meurray - Com 20 anos de percussão, Peu Meurray já tocou e gravou com grandes nomes da música nacional e internacional como Marisa Monte (em 2006 gravou o CD Infinito Particular da cantora), Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Saul Barbosa, Simone Moreno, Pepeu Gomes, Daniela Mercury, Lorenzo Jovanotti, com a banda italiana Negrita. Suas músicas já foram gravadas por Ivete Sangalo, Arnaldo Antunes, Davi Moraes, Preta Gil, Lorenzo Jovanotti, banda Timbalada, Tribahia e São Jorge que regravou a tão conhecida Pessoal Particular. Evento gratuito.

Quando: 23 de fevereiro 2011 - 21h
Onde: Largo Tereza Batista - Pelourinho - Salvador BA

COMENTÁRIOS DA FOLIA
confira aqui

Fonte : Pelourinho Cultural - fevereiro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br