carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Ensaios movimentam o Centro Histórico
pelourinho cultural
Vários grupos vão se apresentar no Centro Histórico fazendo uma prévia do carnaval de Salvador


Durante todo o mês de janeiro, baianos e turistas poderão conferir no Pelourinho uma programação recheada com grandes nomes da cena nacional. Exemplos disso são os Ensaios de Verão que fazem parte da agenda do Pelourinho Cultural, programa ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), nos meses mais quentes do ano e que antecedem a Folia do Momo. Os ensaios vão começar a movimentar o Centro Histórico já no primeiro domingo de 2011, 02 de janeiro, com o Bloco Olodum, no Largo Pedro Archanjo, às 18h. As apresentações do grupo vão continuar nos domingos seguintes, dias 09, 16, 23 e 30 de janeiro, no mesmo horário.
Quem vai agitar as segundas-feiras no Pelô será o Cortejo Afro. O bloco fundado pelo artista plástico Alberto Pita promete manter as noites do Centro Histórico bem animadas. A banda traz uma mistura de influências africanas, batidas eletrônicas e pop. É a revolução musical afro-baiana do Cortejo Afro. Sempre às 20h, no Largo Tereza Batista.
Nas quartas-feiras, dias 05, 12 e 26 de janeiro, será a vez do Bloco Afro Muzenza. Símbolo da cultura afro na Bahia e no mundo, o Muzenza vai recordar com o público grandes sucessos da banda, como Swing da Cor, que consagrou a cantora Daniela Mercury, A Terra Tremeu e Brilho e Beleza. Os shows acontecerão no Largo Pedro Archanjo, a partir das 21h.
Já nas quintas-feiras, dias 20 e 27 de janeiro, os badalados ensaios da Banda Mametto, no Largo Tereza Batista, às 21h, vão continuar a atrair o público para o Pelô. “Escolhemos fazer nossos shows lá exatamente pela pluralidade de seu público de diferentes culturas e raças, bem de acordo com a proposta do som da Mametto”, confessou o músico Yacoce, que forma com Ana Mametto a base da banda. O grupo pode ser considerado a revelação da música baiana de 2010.
E para encerrar a programação de ensaios, durante as sextas-feiras, dias 02, 09, 16, 23 e 30 de janeiro, o Pelourinho receberá os ensaios da Banda Motumbá no largo Tereza Batista, a partir das 18h. Com a proposta de fundir ritmos, o estilo da banda é o axé percussivo, em um repertório variado, que inclui sucessos da música pop, afro, samba reggae e MPB. “É uma sensação muito boa estar de volta ao Pelourinho, onde tudo começou, para mais uma temporada dos Encontros com a Motumbá”, declara animado o líder da banda, Alexandre Guedes.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
SEG - Ensaios do Cortejo Afro
TER - Terça da Benção
TER - Ensaios do Olodum
QUA - Ensaios do Muzenza
QUI - Ensaios do Mametto
SEX - Motumbá prá Você

Fonte :Fonte : Pelourinho Cultural - Lara Vital Prado - janeiro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br