Em duas quintas do mês de janeiro, quem levará ao Pelourinho sua mistura de sons será a banda Mametto, nos dias 20 e 27, às 21h, no Largo Tereza Batista. Os ensaios são uma realização do programa Pelourinho Cultural, ligado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).
A palavra “Mametto” vem de um dialeto de Angola e significa Mãe de Todos. A base da banda são os músicos Yacoce e Ana Mametto que têm como proposta unir todos os ritmos em um só som. Para o show no Pelourinho, a dupla preparou um repertório de grandes composições criadas por artistas de renome como Saul Barbosa, Mateus Aleluia (Tincoãs) e Roberto Mendes. “Escolhemos fazer nossos shows no Centro Histórico de Salvador exatamente pela pluralidade de seu público de diferentes culturas e raças, bem de acordo com a proposta do som da Mametto”, afirma Yacoce, que diz adorar o Pelourinho.
O músico, que possui uma vasta experiência em produção, arranjos e direção musical de artistas como Armandinho, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Olodum, Ara Ketu, Jammil, Asa de Águia e Roberto Mendes, leva coerência e harmonia ao grupo.
Já a cantora e compositora Ana Mametto soma 15 anos de carreira, período em que teve a oportunidade de trabalhar em concertos e gravações com artistas como Carlos Santana, Black Eyed Peas, Scorpions, Carlinhos Brown, Sergio Mendes e Daniela Mercury. Suas boas ideias e musicalidade se refletem nas composições que faz para a banda.
Do encontro entre os dois artistas nasceu a afinidade artística e intelectual que resultaria na banda Mametto mais tarde. Entre as composições da dupla estão Tudo Vira Som, Estrela Cintilante e Cachoeira. Com o repentista Bule Bule eles criaram Moreno do Cabelo Cacheado e Pra Você se Apaixonar.
|