carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Corpo Perturbador e Os Manos do Bem no Pelourinho
pelourinho cutural
Dança e música socioeducativa são alguns dos destaques do Pelourinho Cultural nesta semana.


Um corpo que às vezes perturba por ser perfeito ou deficiente. Muito magro, ou muito gordo. Como o corpo é visto pela sociedade, pela política e cultura? Essas são algumas das reflexões provocadas pelo espetáculo de dança contemporânea O Corpo Perturbador, criado por Edu O., vencedor do Edital Yanka Rudzka 2009 – promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). A atração integra a agenda de julho do Pelourinho Cultural – programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) que faz parte da política de dinamização cultural dos espaços do Centro Histórico. A apresentação de O Corpo Perturbador será realizada na quinta-feira, dia 14 de julho, às 16h, no Largo Pedro Archanjo.
Para o coreógrafo Edu O., a apresentação no Pelourinho é uma oportunidade de mostrar a dança contemporânea para um público mais diversificado. “Estamos habituados a apresentar para profissionais da área, coreógrafos, gente do meio. O Pelourinho vai nos dar a visibilidade que todo artista almeja e nos possibilitar mostrar nossa arte a um maior número de pessoas”, explica.
O espaço aberto ao espetáculo reforça o foco do Pelourinho Cultural em dinamizar e levar uma diversidade que passeie do erudito ao popular, abrindo a “casa” de forma democrática para todas as manifestações artísticas, culturais e sociais da Bahia. Seguindo essa linha de atuação, com foco na transformação e inclusão socioeducativa, o Largo Tereza Batista acolherá, no dia 13 de julho, às 17h, o lançamento do show Os Manos do Bem: Arte e Cidadania na Luta Contra a AIDS no Pelourinho, realizado pelo GAPA (Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS). O emocionante projeto, que recebeu apoio através do edital Tô no Pelô de Apoio à Dinamização Artístico-Cultural do Pelourinho, apresentará o resultado de cinco meses de oficinas com 20 adolescentes, moradores e estudantes do Centro Histórico de Salvador.
Serão 11 músicas com foco na prevenção da transmissão do HIV, contra a homofobia e contra o uso de drogas. De acordo com Rosa Marinho, educadora e coordenadora executiva do GAPA, será uma oportunidade singular para os jovens atendidos. “Eles terão oportunidade de mostrar o talento, o trabalho deles. Mostrar para moradores e turistas do Centro Histórico, região onde moram, do que eles são capazes”, explica. Para a educadora, a oportunidade que o Pelourinho Cultural abriu é única. “Vamos mostrar aos cidadãos que frequentam o Pelô como esse espaço é rico em cultura, arte e mobilização social”, finaliza.

Fonte : Pelourinho Cultural - julho 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br