carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Reggae: um dos ritmos mais marcantes do Centro Histórico
pelourinho cutural
O Pelourinho Cultural terá a 4ª Edição do Dia D do Reggae e a 3ª Edição do Música Reggae em Ação na programação de julho


“O reggae na Bahia é responsável ou pelo menos coparticipante da criação de blocos afros, samba-reggaes e outras manifestações artísticas”. A fala de RAS Edinaldo Sá, principal articulador do Coletivo de Reggae em Movimento, defende o papel do ritmo na Bahia e traduz o sentimento das 40 bandas que participam do Coletivo, grupo criado no Centro Histórico e que tem atuação reconhecida desde 2010. O reggae que faz parte do cotidiano do Pelô poderá ser visto em dois momentos da programação de julho do Pelourinho Cultural. O primeiro no dia 26 de julho, no Largo Pedro Archanjo, com o evento Dia D do Reggae, que contará com a participação de Ed Vox e Zana Liv e no dia 30 de Julho, com o evento Música Reggae em Ação, com as bandas Kamaphew Tawa, Jô Calado e Banda Reverbação. As duas com horário marcado para às 19h. O Pelourinho Cultural é um programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) que integra a política de dinamização cultural dos espaços do Centro Histórico. O reggae certamente é um dos ritmos que mais sintetiza o sentimento musical, cultural e social do Centro Histórico. O lugar, por exemplo, abriga um largo dedicado ao estilo - a Praça do Reggae -, que foi criada exatamente para atender à necessidade do público. A música, originalmente jamaicana, é reconhecida como uma das manifestações mais socialmente includentes, em que o discurso de transformação social é notado frequentemente nas letras e performances. O Coletivo Reggae em Movimento é um dos exemplos de que a expressão maior do reggae é sem dúvida a música, mas que também encontra no debate, na união de forças, o foco de sua arte. “O reggae nasceu nos anos 70, mas continua em ascensão. E estamos aqui para lembrar as pessoas disso através de nossa música e de nossa organização em grupo”, pontua RAS Edinaldo Sá.
Foi do Coletivo, por exemplo, que nasceu o Dia D, que ocorre nas últimas terças-feiras de cada mês, reservado para as manifestações das bandas de reggae, e possui como principal atração a música. O espaço também é aberto para discussões sobre o movimento e impressões sobre o projeto, com participação dos representantes da classe e do público em geral, de cidadãos comuns e multiplicação de experiências e busca de soluções para as dificuldades do setor na Bahia. “O Dia D do Reggae é também para a conscientização social, a visibilidade ao trabalho feito em Salvador. É o momento de honrar a nossa música e o nosso movimento com profissionalismo na nossa principal casa que é o Centro Histórico”, explica Edinaldo. O projeto abraçado pelo Pelourinho Cultural já chama atenção pela seriedade da causa. “Desde a estreia do Dia D, temos recebido propostas de bandas como Cidade Negra, que desejam se apresentar conosco aqui no Pelô, e mais de uma vez recebi propostas de bandas internacionais. Isso é o reconhecimento da legitimidade do movimento”, conta RAS Edinaldo e completa: “o Pelourinho Cultural foi estratégico para a disseminação de nossa ideia. O programa tem papel fundamental como parceiro neste processo. Em outras épocas, o reggae não conseguia ocupar os outros Largos. Hoje podemos nos apresentar em qualquer um deles”, entusiasma-se.
Música Reggae em Ação – Entra ritmo, sai ritmo e o reggae se mantém forte e resistente. “Isso porque o estilo não é moda, é uma postura ideológica”, é o que explica Jussara Santana, articuladora do Projeto Música Reggae em Ação, que entra na sua 3ª Edição e poderá ser visto no Largo Tereza Batista, no dia 30 de julho, às 19h, através do som das bandas Aspiral do Reggae – formado por adolescentes - e Kamaphew Tawa e Banda Reggae Nova Saga. As duas atrações são crias do próprio Pelourinho e contarão com as participações especiais da cantora Jô Calado e Banda Reverbação, esta última do bairro de Paripe. Jussara explica que o projeto nasceu da necessidade de valorizar o reggae feito no Centro Histórico e contribuir para dar visibilidade às manifestações locais. “Vamos unir o velho e o novo aqui no Pelourinho” e avisa: “já estamos pensando nas próximas edições”. Com o Dia D do Reggae e o Música Reggae em Ação, o Pelourinho Cultural fortalece o objetivo de valorizar a cultura local e diversidade no Pelô.

Dia D do Reggae
atrações : Ed Vox + Zana Liv
Data: 26 de julho (terça-feira) - 19h
Local: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, Salvador BA

Reggae em Ação
Atrações: Aspiral do Reggae e Kamaphew Tawa e Banda Reggae Nova Saga
Data: 30 de julho (Sábado) - 19h
Local: Largo Tereza Batista, Pelourinho, Salvador BA


Fonte : Pelourinho Cultural - julho 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br