carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


CNRT, projeto da Banda Eva
Conexão Nagô Rede Tambor 2011


O Eva está em processo de criação do seu novo álbum, que será duplo e gravado em estúdio. Esse trabalho está diretamente ligado à internet, pois a banda vai apresentar para o público diversas músicas inéditas e o dia-a-dia do desenvolvimento do álbum através de vídeos, áudios, fotos e textos, disponíveis no site CNRT. Após lançar cinco CDs e três DVDs, a banda está mais inspirada do que nunca e a quantidade de composições despertou o desejo de gravar um duplo. Conexão Nagô vai mostrar canções com um "sotaque" mais baiano nas letras e idéias. Já o Rede Tambor, com uma linguagem mais abrangente, seguirá mostrando o lado lúdico e romântico da banda. Ambos terão em comum a influência da África na música baiana. As iniciais dos dois discos dão nome ao projeto, CNRT.
O Grupo já traz no seu lançamento quatro canções inéditas: Circulou, que foi apresentada ao público no carnaval de Salvador, Preta, Óculos Azul e Sei. Além disso, os internautas terão acesso a outros itens, tais como: Karaokê de voz e instrumentos, playlists dos componentes, espaço para poesias, compositores, dentre outros que surgirão durante o período. Mas a essência do projeto está no ícone “Músicas CNRT” que reúne todo o conteúdo das músicas que serão trabalhadas. Baseado na liberdade musical e no uso produtivo da internet e suas redes sociais na distribuição de suas idéias, o Eva abre um espaço onde qualquer internauta tem livre acesso a todo conteúdo musical produzido, opinando, dialogando com os integrantes e participando da realização deste novo álbum.

Rede e tambor África e mundo
Volta-te à fonte da riqueza
De onde tudo começa
E aponta para o infinito
Com mãos generosas
Marcadas de música
Dádiva essa
Que se faz livre
Quando ouvida
Sem pressa
Cada nota uma porta
De aprender com o outro
Cada acorde
Fios de boa intenção
Toda canção canta o coração
E conversa no dialeto percussão
ASSUNTOS CNRT
- Demorar
- Alegria Sincela
- Árvore do Ser
- Soneto da Explicação
 


- http://www.cnrt.com.br/

OCIO
Nesta semana o Eva deu uma parada nas atividades do CNRT, que acontecem normalmente na casa de Itapuã. Os músicos aproveitaram para descansar, já que os equipamentos precisaram ir para Porto Velho um dia antes e também porque o final de semana será puxado. Hoje, dia 14 de julho, o Grupo vai se apresentar em Porto Velho (RO) no Porto Alegria, amanhã eles seguem para Brasília (DF), quando vão tocar no Brasília Indoor e sábado, dia 16, a turma volta à capital baiana para tocar no Salvador Fest.

COLETIVIDADE
Esta semana, mesmo com todas as energias voltadas para o lançamento deste site, a produção continuou nas diversas áreas envolvidas. Fim da edição/mixagem e envio das músicas, já produzidas, para masterização. E na sala da casa em Itapuã, foi feito o arranjo de metais para Isso é Bom e Tudo Massa, além do arranjo para Bom te Ver, que também está com nome provisório. Os arranjos ainda não estão finalizados.

DE VOLTA A ITAPUÃ
Logo após os shows de São João, a banda retomou os trabalhos do CNRT. Já na oitava semana de produção intensiva, alguns integrantes ainda tiveram que passar no estúdio Groove para concluir a mixagem e edição, mas a casa de Itapuã voltou a ser o ambiente de criação dos músicos do Eva. A turma fez os arranjos das músicas Isso é Bom e Tudo Massa. Os dois nomes ainda são provisórios.

MIXAGEM E EDIÇÃO
No dia 21 de Junho as atividades ficaram por conta de Jacksandro Silva, que cuidou da mixagem e de Marcelus Leone, que fez a edição de algumas músicas já produzidas. Os trabalhos de edição foram desenvolvidos no estúdio 103, cujo proprietário é o saxofonista do Eva, Marcelus Leone.

FORA DE CASA
A sexta semana da maratona CNRT foi bastante puxada para os músicos do Eva, porque de 14 a 17 de Junho eles foram novamente ao estúdio Groove para várias gravações. Percussão: Ênio Taquari, Rudson Daniel e Alan Toreba Baixos: Léo Pinheiro Teclados: Adriano Gaiarsa Guitarra: Ronaldo Cavalcante Metais (Sax e flauta): Marcelus Leone Trompete: Alcione Rocha Vocais: Renan Ribeiro e CH Voz e violão: Saulo Fernandes

GRAVAÇÕES E MIXAGENS
Nos dias 08 e 09 de Junho parte da banda Eva se dirigiu ao estúdio Groove, também localizado em Salvador, para fazer gravações e mixagens das músicas: Circulou, Preta, Óculos Azul, Gratidão e Balanço Rede e Mar. Técnico de gravação: Jaksandro Silva Bateria: Cristopher Anderson Percussão: Enio Taquari, Rudson Daniel e Alan Toreba.

ESTÚDIO PRONTO
Na primeira semana de Junho 2011 o estúdio da casa ficou pronto e com isso a banda passou a ter um local específico para fazer a pré-produção das músicas. Eles colocaram metronomo, limparam os arranjos e gravaram com mais qualidade, preparando as músicas para as versões definitivas. Nos dois dias reservados para os ensaios dessa semana, os músicos do Eva também começaram alguns arranjos novos e receberam mais convidados, entre eles, Samir e Gabriel Póvoas. A banda ainda fez a pré-produção de Preta, Óculos Azul, Circulou, Gratidão e Balanço Rede e Mar, e o arranjo do tema CNRT, que foi utilizado no vídeo teaser do projeto, ou seja, no aperitivo do CNRT. Outras canções começaram a surgir... Papel Crepom, Negra Jô, Ói Vá não Chore, Fica na Luz (vocal) e o instrumental de Ronaldo Baião de Doze.

SAULO TRAZ INTEGRANTES DO PROJETO CABEÇA DE NÓS TODOS AO CNRT
A partir da terceira semana de ensaio, que aconteceu apenas nos dias 24 e 25, já que o cronograma depende da agenda de shows da banda, Saulo passou a levar os integrantes do projeto Cabeça de Nós Todos, no qual ele também atua, para que eles também participem da criação do CNRT. Os seus amigos e parceiros são: Magary Lord, Leonardo Reis, Fabio Alcântara, Emerson Taquari e Peu Meurray.“Cabeça de Nós Todos” é um projeto formado pelos músicos e compositores baianos e visa proporcionar um show de Música Popular Brasileira (MPB) com composições autorais e arranjos próprios, porém com influências nos clássicos como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, dentre outros artistas. Esse show já foi realizado no Pelourinho em maio deste ano, mas o projeto continua. Segundo Magary, são várias cabeças com o mesmo pensamento. Ainda nessa semana, a turma do Eva fez os arranjos das músicas "Crescer e Só" e "Seu amor de volta". Os nomes dessas canções ainda são provisórios. Compositores como Ivan Brasil e Eva Cavalcante também marcaram presença e participaram do processo criativo do CNRT. Zé Honório, que foi um dos convidados do Eva na terça da pipoca no carnaval deste ano, também foi na casa e gravou um vídeo com Saulo na música "Roendo Unha" de Luiz Gonzaga.

SEMANA DE MUITA INSPIRAÇÃO
Na primeira semana de ensaios, que aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de maio, a banda fez os arranjos das músicas Óculos Azul, Circulou e Preta, e as primeiras gravações dos áudios das mesmas. Foi uma semana muito produtiva, porque além dessas atividades, a turma ainda gravou o vídeo da música Sei, na versão voz e violão. Todas as canções são inéditas. br>
Fonte : Banda Eva - 14 julho 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br