carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Santo Antônio será louvado por artistas baianos na Praça das Artes
uem passar pelo Centro Histórico entre os dias 11, 12 e 13 poderá apreciar os louvores ao Santo nas vozes de aristas.


Celebrado desde 2007 por iniciativa do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura da Bahia – SecultBa, o Tríduo a Santo Antônio no Centro Histórico acontece este ano nos dias 11, 12 e 13 de junho, sempre às 19 horas, no Pelourinho. Em sua quinta edição, o evento que sempre aconteceu na Casa 12, sede do Programa Pelourinho Cultural, deixa a instituição pela primeira vez para ser contemplado ao ar livre – na Praça das Artes, e conta a realização da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – Setur, através do São João da Bahia, e com o apoio do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC e do Instituto Mauá. Para a gerente de produção artística do Pelourinho Cultural, Simone Reis, é de extrema importância salvaguardar manifestações culturais como a celebração a Santo Antônio. “Essa é uma manifestação popular de tradição religiosa que sempre teve espaço no Centro Histórico. A celebração aberta ao público vem para somar no sentido de divulgar e preservar essa manifestação, inclusive apresentando esses costumes aos que não o conhecem”, afirma Simone. “Esse é o intuito do Pelourinho ao ampliar uma celebração que já vinha sendo realizada durante alguns anos”, conclui.
Na prática da fé católica, a palavra “tríduo” é sinônimo de preparação. No caso de Santo Antônio, o tríduo e uma tradicional reunião em louvor e oração durante três dias até o 13 de junho, dia oficial do homenageado. É com objetivo de preservar e valorizar as tradicionais manifestações religiosas e culturais, que a cada noite grupos e artistas baianos serão convidados para louvar o santo mais popular do Brasil, também conhecido como santo casamenteiro e padroeiro dos pobres, além de invocador para encontrar objetos perdidos. Portanto, quem passar pelo Centro Histórico entre os dias 11 e 13 poderá apreciar os louvores ao Santo nas vozes do Maestro Keiler Rego, do cantor baiano Aloísio Menezes e do Grupo Santo Antônio. No repertório, além de cânticos, louvores e orações, o público poderá conferir a canção “Santo Antônio” – composição do artista Jota Velloso.
Para o prior Júlio César Soares, um dos coordenadores do Grupo Santo Antônio, o tríduo é uma oportunidade em que os católicos rogam e agradecem ao santo. “Este momento é muito singular na vida de nossa comunidade, pois nos reunimos para nos congratular, orar, e agradecer as graças trazidas por este famoso santo”, conta. “Damos ainda a oportunidade ao público de conhecer a história de Fernando Bulhosa, o nosso Santo Antônio, que percorreu várias cidades européias para anunciar o evangelho de Cristo”, completa o prior. Após cerimônia, barraquinhas do Instituto Mauá vendendo itens típicos da temporada junina e apresentações de dois trios de forró por noite farão da Praça das Artes um autêntico espaço nordestino, alegrando a baianos e turistas com o tradicional forró pé de serra, além de estilos forrozeiros como xote, xaxado e baião. Durante os três dias de orações, um livreto será distribuído com súplicas, cânticos e ladainhas para que o público possa acompanhar e participar do ritual. Além disso, no dia 13 de junho, será distribuído aos presentes o tradicional pãozinho de Santo Antônio. O símbolo remete à generosidade do santo que doava pães aos pobres. Acredita-se, que ao manter o “pãozinho de Santo Antônio” em um pote de farinha, não faltará alimento ao lar.

Quermesse segue até o dia 25
Devidamente decorada e pronta para os festejos juninos desde o dia 11, a Praça das Artes irá continuar em clima de quermesse até o final do São João. Diariamente, a partir das 17h30, o público poderá saborear as famosas iguarias juninas como bolos diversos, canjica, pamonha, mungunzá, amendoim e licores, a venda nas barraquinhas do Mauá, e curtir as apresentações das atrações da comunidade do Pelourinho além dos tradicionais trios de forró.

Santo Antônio
Tradicionalmente comemorado em 13 de junho, o dia de santo Antônio abre a temporada de celebrações juninas a santos católicos. Durante o mês são homenageados ainda São João Batista (24) e São Pedro (29). Santo Antônio de Pádua foi um frei franciscano português. Nascido em Lisboa, Fernando de Bulhões e Taveira foi ordenado sacerdote entre os cônegos regulares de Santo Agostinho, entrando posteriormente para o convento de Santo Antônio de Coimbra, onde recebeu o nome de Antônio. Atualmente é um dos santos mais venerados da igreja católica em todo o mundo. É considerado protetor dos pobres e dos namorados. Evento Gratuito.

QUANDO : 11, 12 e 13 de junho (sábado a segunda-feira), 19h
ONDE : Praça das Artes - Pelourinho - Salvador BA Fonte : Pelourinho Cultural in Lara Prado - junho 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br