carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Centro Histórico se veste para o São João
Bonecos enfeitarão o Centro Histórico nos festejos juninos


Festejos do São João da Bahia chegam ao Pelourinho a partir do dia 17 de junho e toda a decoração estará pronta para receber o arrasta-pé
Junho chegou e a capital baiana já está em clima de festa do interior. Para não ficar de fora, o Centro Histórico de Salvador se veste a caráter para receber o São João. Através da Secretaria de Cultura (SecultBa), que promove os festejos do São João da Bahia no Pelô em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado nos dias 17 e 18 e de 22 a 25 de junho, o Programa Pelourinho Cultural já deu início aos trabalhos para que tudo esteja no lugar durante o arraiá. Como tema ‘Vitrines do Nordeste’, uma decoração junina assinada pela artista plástica Telma Calheira irá abrilhantar ainda mais a festa no Centro Histórico.
Para decorar os largos, ruas e casarões, a artista plástica pretende relembrar as antigas decorações e transformar cada espaço do Pelourinho em pequenas cidades do interior baiano. Além de cobertura de bandeirolas em oito ruas do Pelô, serão instalados seis pórticos de entrada nos locais de acesso à festa, medindo sete metros de altura cada, que serão ornamentados com vitrines representando cenas típicas de casais nordestinos como cangaceiros e casamento na roça, além de bonecões de pano ressaltando o artesanato do Nordeste.
O Largo do Pelourinho terá como “enfeite” especial um sombreiro mexicano, que consiste em um mastro central coberto de chita que levará ao círculo em volta um total de 100 cordas de bandeirolas e 10 balões juninos de um metro e meio de altura cada, além de um estandarte ao grande homenageado, São João Batista. “O chapéu mexicano é o verdadeiro arraial. De um ponto central saem cordas de bandeirolas para todos os lados, formando um círculo. É aí em baixo que a festa acontece, o chapéu dá o clima de São João”, explica a artista plástica Telma Calheira.
Já a Praça das Artes terá uma decoração especial em homenagem ao Santo Antônio, com um oratório, 10 lamparinas e 20 estandartes ao homenageado. No espaço, que já estará completamente decorado desde o dia 11 de junho, irá acontecer um tríduo em homenagem ao santo entre os dias 11 e 13, e uma quermesse, montada com barracas do Instituto Mauá que irão comercializar iguarias juninas, funcionará diariamente desde o tríduo até o São João.
Entre os dias 11 e 16 de junho serão colocadas bandeirolas nos Largos do Pelourinho, Pedro Archanjo, Tereza Batista, Quincas Berro D`Água e nas ruas da Laranjeiras até a Leovigildo Carvalho. Além disso, serão instalados ainda 40 balões iluminados e 20 peças aéreas com quatro bandeirolas gigantes cada. “Vamos utilizar muitos balões iluminados e figuras típicas nordestinas. O intuito é de valorizar essa tão rica festa que ressalta as nossas raízes” diz Telma Calheira. A decoração em todo o Centro Histórico deverá estar completa até o dia 15 de junho. Fonte : Pelourinho Cultural - junho 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br