carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Primeiro dia de São João da Bahia dá o tom dos festejos juninos no Pelô
Bonecos enfeitarão o Centro Histórico nos festejos juninos


Nem a chuva ou os ventos fortes que rondaram a capital baiana durante todo o dia afastaram o público que veio curtir a abertura do São João da Bahia no Pelô hoje (17). Com programação intensa e muito forró, a primeira noite do evento esquentou o clima e promoveu uma grande festa no Centro Histórico. Iniciada com apresentações de tradicionais trios de forró espalhados por cinco coretos montados em esquinas do local, os acordes juninos já ecoavam pelas ruas e ladeiras desde as 19 horas, avisando ao público que o São João já havia chegado ao Pelourinho. Realizado pelo Governo do Estado da Bahia através das Secretarias de Cultura e de Turismo, e com recursos do Ministério do Turismo e do Banco do Brasil, a festa se iniciou Praça das Artes com o trio de forró – Canarinho do Norte. A decoração, de bandeirolas e balões iluminados, deram ao Centro Antigo de Salvador ares de cidade do interior. As ruas, esquinas e largos do Pelourinho, também vibravam com os sons dos trios de forrós desde cedo, dentre eles, Neto de Procópio, Jorge Gonzaga, Freitas do Acordeón, Zé Grilo e Sua Gente e Os Amigos do Forró – que animaram milhares de baianos e turistas com o autêntico forró pé de serra, além de estilos como baião, xote e xaxado. Durante os shows, as canções apresentaram clássicos da música nordestina e levaram jovens, crianças, adultos e idosos a tirarem os pés do chão com o tradicional arrasta-pé.
Enquanto centenas de pessoas se divertiam pelas ruas e esquinas do Pelourinho, outras centenas se aglomeravam ansiosamente no Terreiro de Jesus, ocupando seus espaços, a fim de presenciar o tão esperado show do forrozeiro Targino Gondim que entrou no palco às 20h. No show, o músico apresentou algumas composições autorais, além de cantar grandes sucessos do rei do baião – Luiz Gonzaga. Em seguida, às 22h30, foi vez do cantor, compositor e instrumentista, Gilberto Gil liderar o palco. A primeira-dama do Estado da Bahia, Fátima Mendonça, marcou presença na estreia da festa em 2011. Animada, afirmou que o São João é uma das festas populares baianas que mais aprecia. “Eu vim hoje arrastar o pé, pois o São João é a minha festa, uma festa generosa, da união e da irmandade”, afirmou Fátima. A primeira-dama curtiu os shows do Pelourinho acompanhada da amiga Flora Gil. Atração mais esperada da noite, Gilberto Gil se mostrou feliz em retornar ao Pelourinho durante o São João. “Não pode haver lugar mais simbólico para celebrar a cultura da cidade que o Terreiro de Jesus”, afirmou Gil. Segundo ele, a ligação com o estilo musical da tradicional festa nordestina tem raízes profundas. “O forró é a música da minha infância, foi o primeiro ritmo do qual eu me aproximei”, contou. O encerramento da programação desta sexta-feira no Terreiro de Jesus ficou por conta do grupo Cangaia de Jegue que fez do espaço um verdadeiro forrobodó, que animou os presentes até a madrugada.

LARGO TEREZA BATISTA
Pela primeira vez integrando a programação do São João do Pelourinho, a Mametto, banda baiana de axé music não deixou a desejar. Com batidas levemente percussivas e arranjos próprios, o grupo subiu ao palco do Largo Tereza Batista às 21h, alegrando o público com sua diversidade musical, que variou desde xote ao axé. Depois da Mametto, foi vez do grupo Laska Coco tomar posse do palco levando o tradicional forró pé de serra ao público do Largo Tereza Batista.

LARGOS
O Largo Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água também receberam atrações que promoveram um grande arraiá ao som dos grupos Forró no Kilo, Oz Caraz Bala do Forró, Luciano Dagata e Jerimum Assado.
O São João da Bahia 2011 acontece da Praça Municipal até a Ladeira do Taboão, envolvendo as ruas e os largos do Pelourinho numa grande festa entre os dias 17 e 18 e de 22 a 25 de junho. A programação é totalmente gratuita e conta com mais de 150 atrações divididas entre 11 espaços, além de ruas do Centro Histórico, durante os seis dias de festa. Os festejos contam ainda com a segurança de 400 homens da Polícia Militar por dia, além de apoio da Guarda Municipal, Bombeiros e Salvar. Fonte : Pelourinho Cultural - junho 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br