carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Mais de dez mil pessoas circulam no Pelourinho na noite de São João
nesta quinta-feira (23)
Largo do Pelourinho lotado na noite de São João.


Mesmo com chuva, os festejos do São João da Bahia lotam o Centro Histórico. Público confere 34 atrações durante a noite Considerado um dos maiores cartões postais da capital baiana o Centro Histórico vem se destacando como uma das melhores opções para aproveitar os festejos juninos no nordeste. Nesta quinta-feira, dia 23 de junho, o forró pé de serra e a mistura de ritmos contagiou o público que compareceu em peso aos largos e ruas do Pelourinho, mesmo com o mau tempo. O São João da Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado, através das Secretarias de Cultura e de Turismo e da Bahiatursa.

A programação do Pelô continua animando os forrozeiros que ficam de plantão até o dia 25 de junho. Durante a noite do dia 23, considerada a noite de São João, o Terreiro de Jesus cedeu espaço para o Bando Virado no Mói de Coentro, banda Cacau com Leite e cantores Xangai e Oswaldinho do Acordeón. Às 20h, quem comandou a abertura do show no Terreiro foi o Bando Virado no Mói de Coentro, levando o autentico forró pé de serra para o público presente. Em seguida, a banda Cacau com Leite liderou o espaço junino animando aos turistas e baianos com músicas do novo CD intitulado “Ama Eu”. Sucessos antigos também integraram o repertório, dentre as canções apresentadas, estavam “Que Saudade do Teu Cheiro”, “Paixão”, “Sinto a Tua Falta” e “Só Vale o Que Você Fizer”. A banda baiana surgiu em 1993, e traz com influencia musical o pernambucano Luiz Gonzaga. No embalo, foi a vez do convidado especial da noite, o cantor, compositor e violeiro Xangai, comandar a festa. Por fim, quem tomou posse do palco foi cantor e compositor Oswaldinho do Acordeón. O músico fluminense radicado na capital paulista apresentou no repertório algumas canções autorais de sua trajetória, além de composições dos clássicos da música nordestina como Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

Já quem transitava pelo Centro Histórico desde as 19h, pode contar com os tradicionais trios de forró que se apresentaram nos coretos montados nas ruas das Laranjeiras e João de Deus, no Cruzeiro São Francisco e na Praça das Artes. Grupos como Balanço do Forró, Peões do Nordeste, Forró do Oscar, Zé Grilo e Sua Gente, trio Harmonia e Forró Pesado comandaram a festa dos coretos nesta noite de São João, animando o público com o autêntico forró pé de serra. Um espetáculo à parte foram os tradicionais sambas juninos, que também desfilaram pelas ruas do Pelourinho desde as 19h, arrastando multidões com os diversos estilos musicais adaptados ao samba. Dentre os grupos, destacaram-se: Samba Tororó, Sambalança, Samba Leva Eu, Samba Peão Doido e Samba Santa. A tradição essencialmente baiana surgiu na década de 80 e é praticada até os dias atuais no interior e em bairros da periferia da capital baiana. A tradição dos Sambas Juninos torna a noite de São João ainda mais solidária, pois o costume é que as pessoas abram as suas casas para receber, com comes e bebes, os grupos de Sambas Juninos.

Até o estilo mais contemporâneo da festa junina – o forró pop/rock – fez sucesso com a banda Jota & Companhia no Largo do Pelourinho, às 20h30, levando o público a tirar os pés do chão com seu estilo que mesclava pop, rock e MPB ao ritmo nordestino. No repertório, artistas e grupos como Gilberto Gil, Jorge Benjor, Jota Quest, Legião Urbana, Mamonas Assassinas, Balão Mágico e Los Hermanos, dentre outros. Composições como “Asa Branca” e “Sala de Reboco” também foram relembradas pela banda em homenagem ao Rei do Baião – Luiz Gonzaga. Com cerca de seis anos atuando em terras francesas, o grupo carioca tem forte atuação em disseminar a cultura brasileira, em especial a baiana pela Europa. O grupo ainda tem a missão de mostrar nos shows, a mistura de raças, culturas e nacionalidades que só se vê no Brasil. Já às 22h30, que subiu ao palco, foi o cantor e compositor Alex da Costa apresentando o seu primeiro trabalho solo, com um DVD intitulado de “Se Jogue no Forró”, totalmente autoral. No show, Alex da Costa apresentou um estilo de forró que mistura o tradicional com elementos de sonoridades modernas e atuais, sem perder a característica cultural do ritmo. O encerramento do espetáculo no Largo do Pelourinho ficou por conta do grupo Samba Neguinho que apresentou as vertentes dos sambas adaptadas em sambas juninos e contou com a participação especial do cantor Aloísio Menezes.

Nos largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água, o arrasta-pé também não deixou a desejar. Os shows comandados pelas bandas Mangaba na Cuia, Alpercata de Arrasto, Zabumba de Peu Meurray e Forró A2, dentre outras, transformaram esses espaços num verdadeiro forrodobó. A estudante Carla Ferreira, que curtia o pé de serra da banda Mangaba na Cuia no Largo Pedro Archanjo, afirmou estar gostando muito da festa no Pelô este ano. “Sou de Salvador e desde criança o São João é a minha festa preferida. Vim hoje para o Pelô para dançar e aproveitar os diversos estilos musicais”, afirmou Carla. No Largo Tereza Batista o músico Wilson Aragão apresentou um repertório de baladas, xotes, martelos, galopes e canções como “Capim Guiné” de autoria própria, além de sucessos do forró. Além dele, o percussionista Peu Meurray apresentou um show baseado nos ritmos da zabumba. Na sequência, o grupo Rosa Baiana subiu ao palco do largo para conduzir o forró até a madrugada. Fonte : Pelourinho Cultural - 23 de junho 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br