carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


BaianaSystem no Festival World Music Shangai 2011
bastidores da folia
O grupo explora novas possibilidades sonoras na guitarra baiana


Pela segunda vez a BaianaSystem desembarca em terras orientais. Na sexta-feira, dia 20 de maio, o grupo desembarca em Shangai para participar de um workshop sobre guitarra baiana e se apresentar no Festival World Music Shangai 2011 no dia 21.
O Festival World Music Shangai 2011 conta com mais de 30 atrações de todo o mundo.
A Bahia exporta para o mundo o som produzido pela guitarra baiana. E é para mostrar as novas possibilidades sonoras do instrumento popularizado no Carnaval de Salvador que, há dois anos, o BaianaSystem produz uma música urbana com influências das culturas brasileira, africana e jamaicana. “Eu não gosto da ideia de resgate, porque referencia o passado. A guitarrinha precisa dialogar com o que está se produzindo hoje”, ressalta o idealizador do projeto, Robertinho Barreto.
Nas mãos dele, a guitarrinha dialoga de forma harmônica com as sonoridades africanas e com a liberdade e psicodelia do dub. O instrumento se renova e interage com as bases trabalhadas e mixadas por Chico Correa. Em todas as músicas produzidas pelo grupo há inserções de sons e efeitos com liberdade de improvisos.

 

Fonte : Baiana System - maio 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br