carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Carnaval do Pelô homenageará as mulheres no último dia de folia
pelourinho cultural
Carnaval do Pelourinho 2011 - Salvador BA


O Largo do Pelourinho vai concentrar expectativas e emoções durante o Carnaval do Pelô, que acontece de 03 a 08 de março e é promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) e pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura (IPAC), através do programa Pelourinho Cultural. Durante os cinco dias de folia, o principal largo do Centro Histórico diversos shows, a partir das 20h. Conhecido por sua diversidade de ritmos e de estilos, o Carnaval do Pelô vai receber em seu largo principal nomes da axé music como Sarajane, o semba angolano de Magary, a percussão espetacular da Didá, o samba do Recôncavo de Mariene de Castro, o rock do Retrofoguetes, o manguebeat da Nação Zumbi e todo o talento de Lateral Elétrica com Otto. O grande show de abertura acontecerá às 21h da quinta-feira, 03. Intitulado Batuque no Pelô, em homenagem aos Mestres Prego e Neguinho do Samba, reunirá renomados percussionistas baianos. São eles: Anderson Souza, Binho Aranha, Bira Reis, Emerson Taquari, Gabi Guedes, Giba Conceição, Ivan Huol, Jonga Cunha, Jorge Wallace, Leonardo Reis, Luisinho do Jêje, Magary, Orlando Costa, Peu Meurray, Tony Mola, Waltinho Cruz, e Walmar Paim. Contará ainda com 20 integrantes da Didá, 20 percussionistas do Meninos do Pelô e 20 integrantes dos Filhos de Gandhy além do cantor Gerônimo em uma grande celebração da nossa raiz musical.

 

De 03 a 08 de março, acontece o Carnaval do Pelô, que, em seu último dia de folia, prestará uma merecida homenagem às mulheres no Dia Internacional da Mulher com um texto de autoria do dramaturgo Claudio Simões e direção artística de Elaine Cardim, a ser apresentado no palco principal no Largo do Pelourinho durante os shows exclusivos da Didá e de Mariene de Castro. Será uma festa em homenagem à mulher, feita por mulheres, promovida pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba) através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e programa Pelourinho Cultural.
No dia 08, em cada largo, se apresentarão simultaneamente, a partir das 20h, afoxés e blocos afro de forte presença feminina. Estão confirmadas também para os palcos dos largos quatro mestres de cerimônia que devem interagir com o público nos entreatos dos espetáculos daquele dia. As mestres de cerimônia são as premiadas atrizes Débora Santiago, Auristela Sá, Aicha Marques e Patricia Rammos.
No Largo Tereza Batista se apresentarão as Filhas de Gandhy às 20h e o Afoxé Filhos de Ogum de Ronda às 20h30. O bloco Filhas de Gandhy foi criado após uma discussão de muitos anos sobre a vontade das mulheres e filhas dos integrantes do bloco Filhos de Gandhy de desfilar no Carnaval. Essa possibilidade só se tornou um fato no final da década de 1970, quando o então presidente dos Filhos de Gandhy, Djalma Passos, convocou Gilberto Nonato e Glicéria Vasconcelos para criar a agremiação feminina. O primeiro desfile dos Filhos do Ogum de Ronda apresentou o tema “Parque São Bartolomeu”, escolhido com o objetivo de valorizar a cultura negra, que tem no parque um local de grande importância histórica. Ainda, às 21h30 tem DJ Jarrao e às 00h tem o samba-rock do Bitgaboott
No Largo do Pedro Archanjo, o espetáculo vai ser comandado pela Dandara às 20h. A iniciativa de fundar o bloco Dandara partiu da líder comunitária Jandira Silva, que reuniu as mulheres da comunidade com o intuito de atender aos anseios sociais e culturais da população. O bloco desfilou pela primeira vez em 2007, com o tema “Mulher Negra, resistência e força na preservação da raça” e com cerca de 600 pessoas, em sua maioria mulheres. Às 21h30, o show prossegue com Orquestra Xangô e às 00h tem Juliana Ribeiro, que apresentará lundus, macumbas, maxixes, sembas angolanos, vissungos e sambas-de-umbigada.
No Largo Quincas Berro D’Água, se apresentarão o Filhas de Olorum às 20h e o Ilê Oyá às 20h30. A ideia de fundar o bloco Filha de Olorum surgiu a partir das experiências do fundador, Bob Baiano, com os movimentos de luta pelos direitos da mulher em países como França, Estados Unidos e Alemanha. Marcado pelo falecimento prematuro da sua mãe, que criou oito filhos e foi vítima de uma doença por falta de acesso à informação, ele decidiu apoiar a causa dos direitos da mulher em Salvador. O Afoxé Ilê Oyá foi fundado com o intuito de levar as tradições do candomblé para o Carnaval. O primeiro desfile aconteceu em 1979, com o tema “As Águas de Nanã”, cuja música foi composta por um garoto de 10 anos e levou o bloco a se sagrar campeão do Carnaval. Se apresenta ainda a partir das 21h, Malu Soares em homenagem à Edith do Prato, sambista conhecida por usar um prato e uma faca como instrumentos de percussão. Às 00h, entra em cena o Grupo Bambeia.

Programação do Largo do Pelourinho – E ainda no último dia de folia, a partir das 20h, se apresenta, no Largo do Pelourinho, a banda Didá, formada exclusivamente por mulheres, que chamam a atenção por sua força percussiva, ritmo contagiante e indumentária que homenageia a princesa Anastácia, uma guerreira negra trazido escrava ao Brasil, em canções que exaltam o povo brasileiro. Com fama internacional, além de fazer música, a Didá é um projeto criado pelo maestro Neguinho do Samba – um dos homenageados do Carnaval do Pelô deste ano -, sem fins lucrativos, em 1993 e que atua promovendo, gratuitamente, atividades educativas. A base pedagógica está na arteducação através do ensino do Samba Reggae, ritmo criado por Neguinho do Samba. O nome Didá, palavra em yorubá que significa o poder da criação, foi escolhido por seu idealizador por entender que criação é o caminho de toda expressão artística. Às 22h30, quem sobe ao palco principal do Centro Histórico é Mariene de Castro, também comprometida com a valorização das raízes musicais brasileiras, recupera influências do samba do Recôncavo, trazendo samba de roda, marujada, ternos de reis, repente, ijexá, côco, maracatu e ciranda, construindo uma sonoridade própria, singular e cheia de tradição.

Fonte : Pelourinho Cultural - Março 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br