carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Mulheres são homenageadas pela Didá no Carnaval do Pelô
pelourinho cultural
O Carnaval do Pelourinho é uma realização do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e do Programa Pelourinho Cultural.


O primeiro show da noite de homenagens às mulheres, hoje, dia 08 de março, no Carnaval do Pelô 2011 foi um espetáculo à parte. A Banda Didá tocou diversos sucessos passando pelo reggae, axé, música afro e samba e movimentou as quase 3.500 pessoas presentes no Largo do Pelourinho. Formada exclusivamente por mulheres, o grupo mostrou a irreverência no palco e um figurino que casava muito bem com a decoração do Centro Histórico, já que tinha motivos afro-brasileiros utilizados também nas 2.500 peças e adereços decorativos.
A banda se mostrou muito feliz por fazer parte desse momento único proporcionado pelo Pelourinho Cultural para as mulheres. “Hoje é um dia muito importante porque une percussão, o Dia Internacional das Mulheres e o Carnaval, então a Dida promete fazer bonito”, disse a percussionista Vivian Caroline. (Fotos: http://migre.me/40pEZ)
Quem apresentou a banda no palco do Largo do Pelô foi a atriz do Bando de Teatro Olodum, Auristela Sá, e que se mostrou muito emocionada com o convite. “É mais do que importante a presença da Didá na homenagem, pois são mulheres negras que tem que lutar todo dia por um espaço maior no mundo”, disse a atriz. Com fama internacional, além de fazer música, a Didá é um projeto sem fins lucrativos e que atua promovendo, gratuitamente, atividades socioeducativas. A base pedagógica está na arteducação através do ensino do Samba Reggae, ritmo criado por Neguinho do Samba. O nome Didá, palavra em yorubá que significa o poder da criação, foi escolhido por seu idealizador por entender que criação é o caminho de toda expressão artística. O encerramento do show foi feito com a música “Maria Maria” do compositor Milton Nascimento selando a homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.
O Carnaval do Pelourinho é uma realização do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural e do Programa Pelourinho Cultural. Estima-se que até o final do último dia de folia, pelo menos 500 mil pessoas tenham passado pelo Centro Histórico. A festa conta com participação direta de 171 profissionais na organização e operação, acontece em quatro palcos nos largos internos do Pelô e em três palcos externos e possui um investimento do Governo do Estado e do Governo Federal através do Banco do Brasil. O trajeto do Carnaval no Centro Histórico percorre 2,5 quilômetros de 14 ruas, com charangas, bonecões, bandinhas e caretas, além do Baile Infantil na Praça das Artes. A programação tem início desde as 13h. Confira as fotos do Carnaval do Pelourinho no endereço http://www.flickr.com/photos/secultba/.

Fonte : Pelourinho Cultural - março 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br