carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Filhos de Gandhy já se preparam para desfilar
comentários da folia
Carnaval de Salvador - Bahia - 04/03/2011


Centenas de foliões do Gandhy – afoxé mais antigo da Bahia que ainda permanece em atividade – preparam suas fantasias para o desfile no Centro Histórico de Salvador O Pelourinho, coração da área tombada do Centro Histórico de Salvador, onde está a casa-sede dos Filhos de Gandhy na Rua Gregório de Mattos, já recebe centenas de associados que realiza os retoques finais em suas fantasias para o desfile que terá início neste domingo (06). O Gandhy é o afoxé mais antigo da Bahia que ainda permanece em atividade.
Tradicionalmente a saída dos Filhos de Gandhy para o carnaval acontece sempre com o padê de Exu – deus iorubano que abre os caminhos – no meio do Largo do Pelourinho e, por isso, a cerimônia é sempre muito esperada e uma das principais atrações do Carnaval do Pelô. Desde fevereiro até este domingo (06) foliões de diversas partes do mundo circulam pela rua da sede do Gandhy, costurando turbantes, adquirindo colares e adereços, reforçando sandálias, entre outros serviços que enriquecem a indumentária elogiada por todo o Brasil. A importância dos afoxés é tão grande para a história e identidade do Carnaval da Bahia, que em outubro do ano passado (2010), o governador Jaques Wagner decretou o desfile dos afoxés como Patrimônio Imaterial, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão estadual que também promove o Carnaval do Pelô. O decreto garante reconhecimento oficial e prioridade nas linhas de financiamento para preservação dessa manifestação cultural.
Nem o sol do meio-dia intimida a legião de associados dispostos a deixar tudo organizado. No final da tarde de hoje (04), o filiado Josias Campos, que chegou desde 11h no Pelourinho, estava costurando e enfeitando seu turbante. Sentado em uma cadeira na calçada, Josias explica que esta é a segunda vez que integra o afoxé. “A expectativa é grande e eu me preparo o ano todo para sair no Gandhy. É o desfile maior e mais bonito da avenida, chama muita atenção”, afirma o associado. O circuito do Pelourinho da maior festa de rua do planeta foi declarado aberto ontem com show que contou com a participação de 76 percussionistas, entre os quais estavam integrantes da bateria do Gandhy. A iniciativa do Carnaval do Pelô 2011 é do Governo da Bahia, através da secretaria estadual de Cultura (SecultBA), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e programa Pelourinho Cultural, com aporte de R$ 1,6 milhão.
A festa acontece até terça, dia 8, sempre das 16h às 02h da madrugada. Nos 2,5 km de ruas do Pelô ocorrem desfiles de fanfarras, blocos, bonecões, bandas, charangas e caretas. Nos quatro palcos nos largos apresentam-se Nação Zumbi, Baiana System com Pepeu Gomes, Retrofoguetes, Mariene de Castro, o cantor e compositor Otto, as bandas Diamba e Didá, entre dezenas de outras atrações, além do Carnaval Infantil na Praça das Artes, que tem início às 13h.

Fonte : Pelourinho Cultural- 04 de março 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br