carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Praça Municipal é escolhida como palco para abertura oficial do Carnaval de Salvador de 2012
bastidores da folia
Proposta foi apresentada pela Saltur durante reunião do ComCar e aprovada por 19 conselheiros presentes


Já está definida: a abertura do Carnaval de Salvador 2012 será na Praça Municipal no dia 16 de fevereiro, às 17 horas. A proposta feita pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) foi votada durante reunião do Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (ComCar), realizada na tarde desta segunda-feira (7), na sede do Clube Carnavalesco Apaxes do Tororó, no Dique do Tororó. Dos 22 conselheiros presentes no encontro, 19 votaram a favor da realização da abertura do carnaval na praça e apenas três votaram pela abstenção. De acordo com o presidente da Saltur, Claudio Tinoco, o objetivo é fortalecer o circuito Osmar (Campo Grande), antecipando os blocos de samba que passam pelo local na quinta-feira de Carnaval e, ao mesmo tempo, valorizando o conteúdo mais atrativo da festa, tanto para foliões quanto para a transmissão do carnaval do circuito, possibilitando uma ampla divulgação na imprensa nacional e internacional. “Além disso, a entrega oficial das chaves pelo prefeito João Henrique ao Rei Momo efetivamente dará início a maior festa do mundo, o que antes não acontecia. A entrega era feita à noite, apesar de que vários trios elétricos já estavam descendo na Barra desde as 18 horas”.

Segundo Tinoco, a cerimônia seria transmitida para outros espaços, como a Barra, que já teria uma grande concentração de foliões. Além da Praça Municipal (onde a Prefeitura já mantém os espaços alternativos: palco das orquestras e passarela de desfile de fantasias, além do desfile dos blocos do circuito Batatinha), outros três locais para a realização da abertura oficial da festa momesca foram levados ao Conselho – que possui representantes de entidades carnavalescas, afoxés, blocos, trios, governos estadual e municipal, poder legislativo – pela Saltur, a partir de pesquisas de satisfação dos foliões em anos anteriores: Campo Grande, Barra e Pelourinho. “A entrega das chaves, nos últimos anos, já estavam sendo feita de forma descentralizada e sempre interligada com o tema do carnaval de cada ano. A cerimônia já aconteceu na Liberdade, em Cajazeiras. Em 2009, fizemos em Periperi em homenagem aos afoxés e, nos últimos dois anos, no Campo Grande, onde foram homenageados os 60 anos do trio elétrico em 2010 e neste ano, a percussão”, explica o presidente da Saltur.

Para o presidente do Conselho, Fernando Bulhosa, a medida vai favorecer os blocos de samba, que neste ano, entraram na Avenida apenas à 1h15 da manhã de sexta-feira devido ao evento da entrega das chaves e o último bloco terminou o desfile quase 9 horas da manhã. “A abertura oficial na Praça Municipal vai evitar os enormes atrasos no desfile de blocos de samba, além de contribuir para que o público não perca as grandes atrações devido ao horário”.

JORGE AMADO
No próximo ano, a maior festa de rua do mundo – conforme o Guiness Book – acontece entre os dias 15 e 21 de fevereiro e fará uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, quando ele completaria 100 anos de vida. O tema “O País do Carnaval” foi definido, em julho, pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e pelo Conselho do Carnaval.
Durante os 7 dias de folia, são esperados 2 milhões de pessoas (500 mil turistas nacionais e internacionais) nos 25 km de avenidas, ruas e praças de Salvador, a geração de mais de R$ 1 bilhão de negócios e a taxa de ocupação hoteleira entre 90% e 100%.

Fonte : Saltur - 07 de novembro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br