carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Pelourinho receberá festival internacional
pelourinho culrural
A partir de sexta-feira, dia 21, bandas irlandesas e brasileiras se encontrarão no I Brasil Celtic Festival


O Centro de Culturas Populares Identitárias (CCPI) vai receber um festival internacional de música na próxima sexta-feira, dia 21 de outubro, e no sábado, dia 22, promovendo no Pelourinho uma rica troca cultural entre Brasil e Irlanda. É o I Brasil Celtic Festival, que acontecerá nos largos Pedro Archanjo e Tereza Batista, às 20h, no Largo Quincas Berro d’Água e no Teatro SESC Pelourinho, com shows começando a partir das 19h. Essa é uma iniciativa apoiada pelo CCPI que, preocupado em trazer eventos internacionais que promovam o intercâmbio entre culturas e conhecimentos, acolhe o festival que visa valorizar a diversidade cultural. Os destaques desta primeira edição são o baiano Magary Lord e a banda irlandesa Mako, indicada a quatro Grammy Award este ano de 2011. A programação musical do I Brasil Celtic Festival pretende agradar não somente aos amantes da cultura tradicional irlandesa, mas também aos fãs do pop rock. Grupos representantes da autêntica música de ambos os países se misturam a bandas que mostram os novos sons que surgem tanto lá como aqui. “Este é um grande intercâmbio cultural Brasil / Irlanda, resultado dos trabalhos que desenvolvemos em conjunto com os grupos de lá em 2003 e 2004. No ano de 2010 promovemos o I Festival Brasileiro no sul da Irlanda, onde o guitarrista Armandinho Macedo se apresentou e ministrou aulas de guitarra baiana. Traremos para o Pelourinho produtos de alta qualidade na produção da música celta, que é uma das mais antigas do mundo e fonte de inspiração para dezenas de estilos musicais, juntando com a nossa riqueza cultural através da música”, define o diretor de produção do Festival e produtor cultural, Christiano Bonfim.
Entre as atrações brasileiras está a banda Água Negra (ex Blackwater Celtic trio), que mistura a música tradicional irlandesa com elementos da música popular brasileira numa fusão inusitada. Outra novidade é a carioca Medulla, que vem se destacando no cenário rocker brasileiro mostrando versatilidade e vigor em suas apresentações. Os destaques baianos vão para o guitarrista Armandinho, que segue na parceria do projeto, e Magary Lord, com o seu Black Semba que vem conquistando a Bahia. Confira os grupos participantes do I Brasil Celtic Festival:

Água Negra Celtic
O grupo Água Negra é o sucessor da banda Blackwater Celtic na sua literal tradução. O termo também batiza uma região montanhosa de Blackwater Bridge no Condado de Kerry, famosa pelas suas belezas naturais que, com seus rios e lagos de aguas escuras o lugarejo, hospeda uma gama de conceituados músicos e instrumentistas. Dente eles está musico e idealizador do grupo, o alemão Martin Kraut. O Água Negra Celtic mistura a música tradicional irlandesa com elementos da música popular brasileira numa fusão inusitada.

Tran Chan
A palavra Tran-Chan é uma expressão idiomática que quer dizer direto ao ponto e traduz um dos princípios fundamentais desta companhia: buscar uma expressão de movimento que derive de um modo próprio de ser e estar no mundo. O grupo fez da simplicidade deste princípio o ponto de partida para o desenvolvimento de seu estilo inconfundível, instalando-se como uma experiência de criação artística comunitária, onde o prazer da descoberta criativa foi sempre um bem a ser preservado.

Séan Gravey e Joe Thoma
Parte do repertório de Séan Gravey, composto por canções de sua infância, foi influenciado pela música da banda Pipe Valentia. Seu primeiro instrumento foi a gaita. Na adolescência começou a tocar tin-whistle banjo e violão. Mas é como um cantor que Seán é mais conhecido. Ele continua a cantar ao lado de seu amigo e parceiro musical Joe Thoma, além de ministrar palestras em festivais e encontros por toda a Irlanda e no exterior.

Armandinho Macedo
Aos 58 anos, sendo 47 deles dedicados à musica instrumental brasileira, Armandinho deu seus primeiros passos musicais puxando o Trio Elétrico Mirim que seu pai, Osmar Macedo – inventor do trio elétrico juntamente com Dodô – fez especialmente para ele. No final dos anos 70, forma o grupo A Cor do Som, precursores de uma nova tendência que seria unir a música regional ao rock, numa linguagem Pop. Esse novo som tornou A Cor do Som a um dos principais grupos nacionais, culminando numa apresentação internacional no Festival de Montreux, na Suíça em 1978. Foram cinco anos de banda, cinco discos gravados, turnês na Europa e EUA, além de estrondoso sucesso no Brasil.

Bipolar Empire
Três jovens músicos de Dublin decidiram se unir na tentativa de formar um grupo musical popular que pudesse um dia aspirar à grandeza. Oriundos de Tallaght, subúrbio de Dublin, Shane O’Reilly foi acompanhado pelo baixista Joe Leech e o baterista Callum MC Adam, criando assim a Bipolar Empire. Porém logo após gravarem o primeiro albúm os jovens acharam que ainda faltava um ingrediente na mistura e assim convidaram o talentoso guitarrista, cantor e compositor Mark Maguire para compor a banda. Sua Folk estilística fundida no Rock, entregue na paixão genuína e energia sem limites, começou a chamar a atenção dos jovens apreciadores de música nos shows ao vivo realizados, dando experiência ao conjunto.

Magary Lord
Magary Lord ou simplesmente Magary, é um músico nato. Percussionista de profissão, entrou em contato com vários ritmos até, por fim, se apaixonar pelo Semba. Ritmo originário de Angola, cujo significado é umbigada, tem presença marcante na cultura daquele país, e mais tarde deu origem ao Samba no Brasil. Movido por este encantamento, deixando aflorar o seu lado cantor e compositor, Magary iniciou uma pesquisa musical. A sua dedicação o levou a produzir um trabalho de laboratório onde misturou o Semba e a Black Music: rock, reggae, funk, soul e ritmos tradicionais do recôncavo baiano como o Samba de Roda e o Samba de Bordão, além das releituras de grandes sucessos da MPB.

Mako
Mako sinaliza o retorno do cantor Declan O’Shea e do guitarrista Montagne Christian, ambos ex-integrantes da banda aclamada Cyclefly, à cena musical. Durante seu tempo com a banda de rock alternativo Cyclefly, Declan e Christian percorreram toda a América e Europa com bandas como Linkin Park, Iggy Pop, Live, e Bush. A Mako permeia letras inesquecíveis de uma forma carismática e evocativa. Para a gravação de seu álbum de estreia, a banda voltou para Antibes, na região de Côte d’Azur, na França. Seu trabalho mais recente é “Living On Air”.

Medulla
Sempre buscando maneiras diferentes de se aproximar de sua música, de seu público e de diferentes processos criativos, o Medulla trabalha neste ano de 2011 com o projeto de lançar compactos e abrindo o caminho para seu segundo álbum. Entre suas mentes criativas, a mágica de sua sinfonia urbana pós-decadente e um mar de gente ávida por música, revolução, novas maneiras de se ver e interpretar o mundo.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Pelourinho Salvador BA

21.10 - SEX - Teatro do Sesc - 19h – Água Negra + The Tappers + Tran Chan
21.10 - SEX - Larco Quincas Berro D´Água - 19h – Séan Gravey e Joe Thoma + Armandinho
21.10 - SEX - Largo Tereza Batista - 20h – Bipolar Empire + Magary Lord
22.10 - SAB - Teatro do Sesc - 19h – Água Negra + The Tappers + Tran Chan
21.10 - SEX - Larco Quincas Berro D´Água - 19h – Séan Gravey e Joe Thoma + Armandinho + Água Negra
22.10 - SAB - 20h – Largo Pedro Arcanjo - Mako + Medulla

QUANTO : R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Por conta das fortes chuvas que atingem Salvador nos últimos dias, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) informa alterações em sua programação:A pedido da produção do Brasil Celtic Festival, o evento internacional que ocorreria hoje (21/10) e amanhã (22/10), nos largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água, foi CANCELADO.

Fonte : Pelourinho Cultural - outubro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br