carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Lavage de La Madeleine 2011
10ª edição carnaval fora de época de França, Paris


De 13 a 18 de setembro, acontece, em Paris (França), a 10ª edição da Lavage de La Madeleine, a maior festa de celebração à cultura brasileira na Europa. Esse ano, o evento vai contar com a participação especial de Carlinhos Brown, que vai puxar o cortejo junto à banda Maniçoba Hype, do santo-amarense Robertinho Chaves (criador da Lavagem). A expectativa é superar a marca das 10 mil pessoas que fizeram parte da Lavage em 2010. A festa é inspirada em dois grandes eventos culturais da Bahia: a lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (Salvador) e a lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Purificação (Santo Amaro da Purificação). O cortejo percorre cerca de 4 quilômetros (vai da Praça da Bolsa de Valores de Paris até a Igreja de Santa Madalena) e culmina com a lavagem das escadarias da Igreja. A Lavage de La Madeleine – evento multicultural que acontece há 10 anos, inspirado na lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim (Salvador) e da Igreja de Nossa Senhora da Purificação (Santo Amaro).

 

Em edições anteriores, teve como convidados Preta Gil, Psirico, Margareth Menezes e Jau. É realizada pela Associação Viva Madeleine, Brasil Onirê, TAG Arts e D+ Produções, com patrocínio da Alstom e Lei de incentivo à cultura/Ministério da Cultura/Governo Federal. Além da lavagem propriamente dita, ela inclui a Missa Ecumênica do Rosário dos Pretos, a cerimônia de entrega do troféu 10 anos de Lavage de La Madeleine, a exposição fotográfica As três Lavagens, a Noite Ça Ra va Axé, o Forró da Lavage, a Feijoada de Ogum e um workshop de dança afro.
Esse ano, o evento chega à 10ª edição. Além do cortejo, puxado pela banda Maniçoba Hype (de Robertinho Chaves) com Carlinhos Brown, a festa inclui uma semana de programação multicultural. Vai ter Missa Ecumênica do Rosário dos Pretos, exposição fotográfica, workshop de dança, lançamento de livro, a cerimônia de entrega do troféu 10 anos de Lavage de La Madeleine, Forró da Lavage, Noite Ça Ra va Axé e Feijoada de Ogum.
Realização: Associação Viva Madeleine, Brasil Onirê, TAG Arts e D+ Produções. Patrocínio: Alston e Lei de incentivo à cultura/Ministério da Cultura/Governo Federal. Apoio cultural: Bahiatursa/Secretaria de Turismo/Governo do Estado da Bahia, Embratur/Ministério do Turismo/Governo Federal, SACEM – FR, AD Turismo e Rede Bahia.

- http://www.lavagedelamadeleine.com

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NA LAVAGEM DE PARIS
No dia 14 de setembro, quatro dias antes do cortejo da Lavage de La Madeleine ganhar as ruas da cidade-luz ao comando de Carlinhos Brown e Robertinho Chaves, vai haver a abertura da mostra fotográfica 10 anos de Lavage de La Madeleine. A exposição contará com obras de brasileiros (Lita Cerqueira, Edgar de Souza, Antônio Cançado), franceses (Jean Pierre Guy e Patrick Akinin) e até de uma alemã (Gabriela Rosa da Silva). A mostra traz fotos artísticas, produzidas durante as edições anteriores do evento, desde 2002. A exposição vai acontecer no Centro Cultura Brasil-France (Galerie d’art François Mansart, Rue Payenne, 75003), e ficará em cartaz até o dia 18/09, das 14h às 20h (sendo que, no domingo, apenas das 10h às 12h). O coquetel de lançamento oficial vai acontecer no dia 16, na Embaixada do Brasil em Paris. Apoio Cultural: Bahiatursa/Secretaria de Turismo/Governo do Estado da Bahia, Embratur/Ministério do Turismo/Governo Federal, SACEM – FR, AD Turismo e Rede Bahia. (Victor Villarpando)

J.VELOSO FAZ AFTER DA LAVAGEM EM SALVADOR
Lembrando uma das festas mais características da Bahia que foi transportada para Paris, a tradicional “Lavage de La Madeleine”, o baiano J. Velloso é a atração do dia 28 de setembro, do Balthazar Grill&Bar. O cantor sobe ao palco exatos dez dias depois da Lavagem, realizada em Paris no último dia 18, e que completou dez anos em 2011. No evento J.Velloso lançou o livro Purificação na Madalena – A história de Roberto Chaves, escrito por ele em parceria com Luzia Moraes. A obra conta a história e os casos dos 10 anos da Lavage, com depoimentos de gente como Gilberto Gil, Jack, Dona Canô e Margareth Menezes. No show, que começa às 21h, J.Velloso recebe participações e entre as já confirmadas, a presença do ator Jackson Costa.
Data: 28 de setembro 2011 - QUA - 21h
Local: Balthazar Grill&Bar - Avenida ACM, Shopping Cidade – Itaigara, Salvador BA
Couvert: Livre na varanda, R$ 20 (salão) R$ 30 (mezanino)
Informações: 3017 4343 / www.balthazargrill.com.br

CARLINHOS FAZ HINO COM ROBERTINHO CHAVES
Na 10ª edição, Lavage de La Madeleine ganha hino composto por Brown e Robertinho Os cantores Carlinhos Brown e Robertinho Chaves fizeram um hino para a Lavage de La Madeleine, maior festa de cultura brasileira na Europa. O evento acontece em Paris (França), de 13 a 18 de setembro, e foi criado por Robertinho com inspiração nas lavagens do Bonfim e de Santo Amaro da Purificação.
A canção se chama Viva Madeleine! e mistura percussão a batidas eletrônicas, numa exaltação à Santa Madalena, à paz, à cultura baiana e aos ideais da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade). “A ideia do hino e os primeiros versos surgiram de maneira informal, quando eu e Robertinho conversávamos dentro de um táxi, em Paris”, conta Brown. A gravação aconteceu no Estúdio Ilha dos Sapos (que pertence a Carlinhos), em Salvador (Bahia).
Ouça a música em: http://www.youtube.com/user/lavagemadeleineparis#p/a/u/0/TZG2Dd47M7w

VIVA MADELEINE
( Carlinhos Brown e Robertinho Chaves )

Madeleine
Vous avez soif
Madeleine
Vous voulez de l’eau
Madeleine
Vous avez soif
Madeleine

Madalena, Madalena, bon soir
queremos água para lavar
Madalena, Madalena, bom soirée
queremos água para beber

Madalena, Madalena, bon soir
queremos água para lavar
Madalena, Madalena, enchanté
queremos água para viver

Vive la vie
Vive la foi
Être égualite, être fraternité, être liberté
Être égualite, être fraternité, être liberté

La La La La
lá lá lá lá
La La La La
lá lá lá

Madalena, Madalena, bon soir
queremos água para lavar
Madalena, Madalena, bom soirée
queremos água para beber

Madalena, Madalena, bon soir
queremos água para lavar
Madalena, Madalena, enchanté
queremos água para viver

Montrez nous la paix
La paix, la paix, la paix
Montrez nous la paix
La paix, la paix, la paix

Viva Madeleine, Madeleine
Reine et patronne, Madeleine
Des Brésiliens, Madeleine

Des Français
Des Européens, Madeleine
Tous les continents, Madeleine

Nous vous prions, Madeleine
Chantons et supplions, Madeleine
Montrez nous la paix, Madeleine
La paix, la paix, la paix, Madeleine
Montrez nous la paix, Madeleine
La paix, la paix, la paix, Madeleine
Montrez nous la paix, Madeleine
La paix, la paix, la paix, Madeleine
Montrez nous la paix, Madeleine
La paix, la paix, la paix
Madeleine
Vous avez soif
Enchanté


EDIÇÕES ANTERIORES
2010 - edição
2007 - edição


Fonte : Carlinhos Brown/Victor Villarpando - setembro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br